Após decisão definitiva do Supremo Tribunal Federal (STF), a Revisão da Vida Toda volta a ser paga aos brasileiros em 2023. Aprovada em dezembro de 2022, a revisão pode permitir a diversos beneficiários um reajuste nas aposentadorias, pensões e outros benefícios.
Todavia, aposentados e pensionistas devem ter cuidado. Isso, pois uma solicitação errônea de revisão pode acarretar na redução de seus pagamentos mensais. Entenda aqui como isso pode acontecer e veja como evitar esta situação!
- Como funciona a Revisão da Vida Toda?
- Como saber se é benéfico solicitar a revisão?
- Quanto pode aumentar minha aposentadoria?
Como funciona a Revisão da Vida Toda?
Através da revisão da vida toda, beneficiários do INSS podem incluir no cálculo médio de suas aposentadorias os valores de contribuições anteriores ao ano de 1994.
Leia em seguida: Dívidas do INSS com aposentados e pensionistas: Justiça libera R$ 1,37 bilhão para quitação; Veja como receber
Todavia, a revisão não é direito de todo e qualquer beneficiário. Para ter direito é necessário estar aposentado por, no máximo, 10 anos e ter recebido sua aposentadoria antes da Reforma da Previdência, em 2019.
Leia em seguida: Surpresa: Saiu aumento de salário na sua aposentadoria; Consulte os valores
Além disso, não é todo beneficiário que seria beneficiado pela mesma. A solicitação pode, inclusive, reduzir o valor da sua aposentadoria, requerendo assim um certo cuidado por parte dos aposentados e pensionistas.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Como saber se é benéfico solicitar a revisão?
Recomenda-se imensamente buscar um advogado especializado em direito previdenciário para avaliar os pontos positivos e negativos de solicitar sua revisão.
Leia em seguida: NOVO PAGAMENTO: Receba R$1980 do INSS como aposentado – Confira como receber!
Todavia, por regra geral, beneficiários com contribuições mais altas antes de 1994, ou que realizaram poucas ou menores contribuições após o ano em questão, tendem a ser beneficiado pelo acréscimo dos novos valores no cálculo de suas média.
Mas cuidado! Uma média menor pode reduzir o valor de sua aposentadoria.
Quanto pode aumentar minha aposentadoria?
O aumento depende somente dos valores a serem incluídos pela revisão, não havendo um mínimo ou um máximo no valor que pode ser acrescido. Para alguns beneficiários, cujas contribuições anteriores a 1994 superam em muito as novas, o aumento pode ser descomunal.
Leia em seguida: Você tem mais de 60 anos? Saiba como liberar esses 4 benefícios imperdíveis!
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!