Acaba de sair uma grande notícia para os segurados do Instituto! A revisão da vida toda do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) foi aprovada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e manteve os votos do antigo julgamento feito em plenário virtual!
Entenda mais informações sobre como está a atual situação da revisão da vida toda do INSS no artigo em seguida!
Leia em seguida: Veja como ganhar desconto na tarifa de energia
Como está o julgamento da revisão da vida toda do INSS?
Como foi dito anteriormente, o STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu pela revisão da vida toda do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), em julgamento de votação acirrada de 6 a 5, agora na quinta-feira dia 1º de dezembro.
Vale destacar que o novo julgamento no plenário físico apenas confirmou o placar do anterior, que foi feito durante o mês de março de 2022.
Além disso, a atual presidente da corte, Rosa Weber, a ministra Cármen Lúcia e os ministros Edson Fachin, Alexandre de Moraes e Ricardo Lewandowski tiveram seus votos a favor da revisão da vida toda do INSS.
Mas o que significa Revisão da Vida Toda? Quem tem direito e o que pode acontecer agora? A advogada Lorrana Gomes respondeu alguns destes questionamentos.
Leia em seguida: Saiba TODOS os benefícios que devem ser pagos em 2023
Como funciona a revisão da vida toda do INSS?
De acordo com a advogada Lorrana Gomes, essa medida nada mais é do que uma ação judicial que leva em conta todo o período que o o cidadão brasileiro contribuiu com a Previdência na hora de fazer o cálculo da aposentadoria.
“Anteriormente existia um corte que instituía a consideração somente as contribuições posteriores ao mês de julho de 1994. Então havia um prejuízo para quem contribuiu com valores significativos no período anterior a esse, tendo em vista que esses não eram valores não eram considerados”, Afirma a advogada Lorrana Gomes.
Em razão disso, o nome Revisão da Vida Toda vem justamente por conta do fato de que o cálculo agora vai considerar todo o período que o indivíduo contribuiu com o INSS.
De acordo com a advogada, o impacto disso será a seguinte: quem tinha contribuições que eram maiores podem rever. Fazendo o pedido da revisão, e isso vai fazer com que alguns cidadãos que recebem um salário mínimo de aposentadoria possam ter algum acréscimo no salário que recebem.
Gostou das informações sobre a atual situação do julgamento da revisão da vida toda do INSS? Então não deixe de dar uma olhadinha nas dicas a seguir!
Dica Bônus
Receba todas as nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha todas as nossas informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias:Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.