A revisão da vida toda do INSS finalmente foi aprovada, mas como saber se devo solicitar a revisão? Devo contratar um profissional? Confira!
Está aprovada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a revisão da vida toda, benefício que permite a inclusão de valores prévios a 1994 no cálculo do valor da aposentadoria!
Como funciona a Revisão da Vida Toda?
Através da Revisão da Vida toda, aposentados podem ter inclusos no valor mensal da aposentadoria as contribuições prévias à implementação do plano real, desde que atendidos alguns requisitos.
Primeiramente, a revisão da vida toda é solicitada somente via processo judicial, devendo ser assim solicitada pelo próprio aposentado. Além disso, existem outros requisitos para a aprovação, como ter se aposentado entre 1999 e 2019, antes da reforma da lei previdenciária.
O benefício foi finalmente aprovado no STF após vitória em plenário virtual, por 6 votos a 5, o que teria liberado a aprovação do benefício muito antes, salvo por ação do Ministro Nunes Marques.
Todavia, felizmente, o benefício acabou por ser aprovado em defesa dos aposentados e pensionistas, isso após a ministra Rosa Weber (atual presidente do STF) convocar a pauta novamente.
Leia mais: Dezembro terá pagamento em dobro do Auxílio Gás!
Todavia, fica aqui um alerta. É sim possível perder dinheiro com a Revisão da Vida Toda, assim como toda e qualquer revisão solicitada via INSS, portanto recomenda-se solicitar a revisão somente em alguns casos!
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Quando solicitar a Revisão da Vida Toda?
A revisão da vida toda, como dito anteriormente, pode até mesmo prejudicar o valor mensal pago pela sua aposentadoria. Dessa forma, recomenda-se solicitar a revisão somente se você recebia altos salários antes de 1994, quando foi instaurado o Real como moeda, passou a receber menos após 1994 ou teve pouquíssimos recolhimentos após 1994.
Leia mais: Vagas de Emprego Banco Inter: Veja como se candidatar.
Dessa forma fica mais fácil evitar que a revisão acabe por reduzir seu salário. Contudo, recomenda-se fortemente contratar um advogado especializado em direito previdenciário ou utilizar uma calculadora gratuita de aposentadoria para analisar a validez da revisão.
Veja também: Lula pode não assumir a presidência!
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o mundo dos aposentados e pensionistas! Clique no link e saiba mais.
Novo salário libera nova margem para aposentados!
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!