A revisão da vida toda pode permitir a milhares de aposentados um aumento na aposentadoria. Mas vale à pena solicitar? Confira!
Veja aqui em que situações recomenda-se solicitar a revisão da vida toda, evitando assim perder dinheiro com o novo procedimento liberado pelo INSS.
Como funciona a Revisão da Vida Toda?
Aprovada no primeiro dia de Dezembro de 2022, a revisão da vida toda se trata de um processo judicial que permite a aposentados e pensionistas do INSS incluir no cálculo médio de suas aposentadorias os valores prévios a 1994.
A revisão já havia sido aprovada em plenário virtual, com resultado favorecendo os aposentados por 6 votos a 5, todavia a declaração de sua aprovação saiu somente neste mês de Dezembro.
Leia mais: INSS: Quem sofre com FIBROMIALGIA pode se aposentar? Veja agora
Com a aprovação deste novo procedimento, aqueles que aposentaram-se há menos de 10 anos, entre 1999 e 2019, poderão solicitar a revisão. A partir desta, aqueles que recebiam salários mais altos antes de 1994 poderão incluí-los no cálculo da aposentadoria, aumentando permanentemente o benefício.
Todavia, segundo advogados especializados em direito previdenciário, nem todo aposentado será beneficiado pela solicitação, uma vez que a revisão da vida toda pode reduzir o salário do solicitante.
Isso se dá pelo fato de que, em alguns casos, a inclusão dos valores prévios a 1994 pode resultar em uma média inferior à atual, reduzindo assim o valor mensal de pagamentos.
Leia mais: Confira o novo calendário de pagamentos do INSS e veja as datas de pagamento
O mesmo pode ocorrer em revisões tradicionais do INSS, de modo que se recomenda sempre uso de uma calculadora específica para aposentadorias ou a contratação de profissionais da área, que poderão então averiguar se há benefício na solicitação.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Quem deve realizar a revisão da vida toda?
Dentre aqueles que atendem aos requisitos para a solicitação da dita revisão, recomenda-se solicitá-la somente em alguns casos. Assim, os casos mais comuns, onde a revisão pode ser produtiva, são os casos de aposentados cujos salários mais altos foram pagos antes de 1994.
Leia em seguida: Governo estadual libera 14° Salário: CONFIRA ÓTIMA NOTÍCIA
Outra situação onde a revisão será benéfica são os casos de aposentados que tiveram poucas contribuições após 1994, reduzindo assim o valor médio.
Qual o aumento promovido pela Revisão da Vida Toda?
O aumento, em cada caso, varia de acordo com a média prévia ao ano de 1994, dessa forma o aumento dependerá dos valores incluídos no cálculo.
Leia em seguida: Surpresa para aposentados do INSS: Folha de pagamento vai ter novos valores! Veja e entenda
Veja agora: Surpresa do INSS! Pagamento extra neste FIM DE ANO!
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o mundo dos aposentados e pensionistas! Clique no link e saiba mais.
INSS: Quem sofre com FIBROMIALGIA pode se aposentar? Veja agora
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!