Fila do SUS possui mais de 1 milhão de procedimentos estagnados por conta da pandemia de Covid-19, mostra Fiocruz. Cirurgia do aparelho digestivo, órgãos anexos e parede abdominal estão entre as operações mais afetadas.
De acordo com estudo realizado pela Fiocruz, afirma-se que o Brasil tem mais de 1,1 milhão de procedimentos hospitalares parados devido à pandemia de covid-19. O levantamento leva em conta atendimentos clínicos, cirurgias e exames em hospitais.
Dentre os procedimentos com maior falta destacam-se: Cirurgia do aparelho digestivo, órgãos anexos e parede abdominal, Cirurgia do aparelho geniturinário, Cirurgia do aparelho circulatório, Cirurgia das vias aéreas superiores, da face, da cabeça e do pescoço e Tratamento em nefrologia.
O respectivo estudo foi realizado considerando a média de atendimentos, cirurgias e exames realizados entre 2014 e 2019 e os analisados entre 2020 e maio de 2022.
Segundo uma nota anunciada pela Fundação a estagnação dos atendimentos no SUS:
“deve ter influenciado diretamente nos óbitos indiretos observados pela doença, e muito provavelmente deve trazer grandes dificuldades à nova rotina de atendimento do SUS, que necessitará de investimentos para ao menos retomar os níveis pré-pandêmicos”.
Leia mais: É possível dar entrada em aposentadoria por invalidez do INSS pela internet; saiba como
Uma das maiores preocupações dos especialistas e da fundação são referente às doenças que não foram tratadas e a continuidade no processo de outras síndromes que sofreram interrupção por conta da Covid-19 não serem tratadas em tempo hábil, podendo levar a complicações do quadro de saúde.
Saia da fila do SUS agora
Agora, com o Doutor Me Atende você e a sua família podem usufruir de consultas médicas com médico clínico geral pagando menos de R$1,00 por dia e fazer consultas ilimitadas a qualquer hora e em qualquer lugar.
Leia mais: INSS: Benefício em dobro será pago aos aposentados? Confira agora
Vantagens:
Atestados e receitas
Receba receitas, atestados e requisições de exames por meio do e-mail e SMS.
Atendimento 24 horas
Você consegue falar com um médico a qualquer hora e em qualquer lugar, 24 horas nos 7 dias da semana.
Prático e seguro
Elimine o tempo de deslocamento e os aborrecimentos de agendamento.
Telemedicina
Diminuição de exposição ao risco.
Confira também
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!