Não é novidade para ninguém que a covid-19 trouxe graves consequências na vida de muitas pessoas. Esses efeitos são mais graves ainda quando falamos das pessoas que infelizmente contraíram o vírus. A pergunta que fica é: quem teve covid pode se aposentar antes?
Essa dúvida é real para muitas pessoas que sofreram na pele as consequências do vírus. Desse modo, logo abaixo vamos tratar da antecipação da aposentadoria de quem teve covid-19. Entenda como conseguir!
INSS anuncia: quem teve covid pode se aposentar antes
Recentemente o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) anunciou que muitas vítimas da covid-19 poderão solicitar a aposentadoria antes de atingir a data exigida pelas leis. Assim, muitas pessoas precisam ficar atentas aos requisitos para solicitar sua aposentadoria.
Após essa notícia muitas pessoas ficaram gratas pela conscientização que o órgão público teve pelas vítimas reais da pandemia. Vale lembrar que os benefícios não se limitam apenas a aposentadoria, pois outros auxílios do INSS também ficam disponíveis para esse público.
Leia mais: Consulte se você tem dinheiro esquecido na CAIXA para receber
Essa medida está valendo para todos aqueles que se enquadram, em primeiro lugar, como contribuintes da Previdência Social, pois esse têm a qualidade de segurado. Além disso, quem teve covid pode se aposentar sem considerar o tempo de carência ou de contribuição.
Para solicitar seu benefício ao órgão previdenciário basta que o interessado tenha ficado com alguma sequela oriunda do vírus altamente contagioso. Para isso, o INSS considera sequelas temporárias e permanentes.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Quem teve covid tem acesso a benefícios
Como falamos acima, o INSS não estende apenas a aposentadoria como um benefício para quem teve covid. Essas pessoas têm acesso a todos os outros benefícios previdenciários e assistenciais, mas esses são os mais recorrentes:
- Auxílio-doença: o acesso ao benefício passa a valer a partir do 16º dia de afastamento do trabalho por causa de uma enfermidade. O segurado tem acesso mesmo que a doença não tenha relação com sua atividade laboral, que o caso da covid-19.
- Auxílio-acidente: essa ajuda é um direito de todo e qualquer trabalhador que passe por um acidente e/ou lesão que comprometa a realização de suas atividades no trabalho. Somado a isso, o auxílio acidente age principalmente nos casos em que há sequelas.
Leia mais: SAIU MELHOR QUE O 14º SALÁRIO – VITÓRIA DOS APOSENTADOS DO INSS 2022 – DESFECHO POSITIVO! Finalmente
- Aposentadoria por invalidez: nos casos mais graves a covid-19 pode deixar sequelas irreparáveis e que comprometem completamente a capacidade trabalhista de uma pessoa. Por isso a aposentadoria por invalidez é um direito das pessoas que ficaram com graves sequelas do coronavírus.
- Pensão por morte: para receber essa pensão é necessário comprovar que existia uma relação de dependência financeira entre o parente e o trabalhador que contraiu covid-19 e veio a óbito.
Assim, quem teve covid pode aposentar e ainda tem acesso a todos esses benefícios acima, basta analisar com cuidado qual é o seu caso.
Quem teve covid pode aposentar: como solicitar o benefício?
Se você se enquadra em alguma das categorias acima, então é necessário ficar por dentro do processo de solicitação dos benefícios do INSS. Sendo assim, acompanhe o passo a passo abaixo para dar entrada no seu processo:
Leia mais: Veja agora as datas e valores do auxílio Taxista
- Entre no Meu INSS;
- Clique no botão “Novo Pedido”;
- Digite o nome do serviço/benefício que você quer;
- Na lista, clique no nome do serviço/benefício;
- Leia o texto que aparece na tela e avance seguindo as instruções.
Para entrar em contato com o INSS você pode acessar o aplicativo do INSS por um smartphone Android ou iOS, pelo telefone 135 ou acessar o site oficial.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!