A quantidade de profissionais que trabalham de forma autônoma crescem a cada ano no em nosso país. Entretanto, o que muita gente não tem conhecimento é que essas pessoas também podem contribuir para obterem futuramente a sonhada aposentadoria do INSS, assim como os trabalhadores do regime CLT.
Todas as pessoas que possuem carteira de trabalho assinada, tem sua contribuição ao INSS descontada diretamente do salário. Já os profissionais autônomos ou liberais podem fazer a contribuição diretamente ao INSS.
Dessa forma, basta realizar um cadastro no site e emitir as guias para efetuar o pagamento.
Leia em seguida: Revisão da vida toda do INSS pode render uma BOLADA; saiba mais
Passo a passa para pagamento da aposentadoria por conta própria
Para realizar o pagamento da aposentadoria por conta própria, o profissional autônomo deve:
- Acessar o sistema do INSS;
- Definir qual o melhor modelo de contribuição;
- Emitir a guia do INSS.
Leia em seguida: INSS: Idosos vão receber o décimo quarto salário; Veja quando será pago esse abono, datas e valores! Confira como receber essa grana
Existem dois modelos de contribuição para a aposentadoria, o Plano Normal e o Simplificado. No caso do Plano Normal, a contribuição deve corresponder a 20% do valor do salário. Os trabalhadores conseguem fechar contratos com pessoas jurídicas e conseguem se aposentar por tempo de serviço.
Já no caso do Plano Simplificado, a contribuição equivale a 11% do salário mínimo. Os trabalhadores não podem ter contrato com pessoas jurídicas e consegue se aposentar por idade.
A Guia de Previdência Social (GPS) ou também conhecida como Carnê do INSS pode ser facilmente preenchida a mão ou via internet. No site do INSS, você acessa o sistema com todas as suas informações, escolhe o mês de contribuição e o código do tipo de arrecadação.
Leia em seguida: Quando será liberado o décimo terceiro salário para beneficiários do Auxílio Brasil?
Pagamento
O pagamento da GPS da aposentadoria pode ser feito até o dia 15 do mês seguinte à contribuição. Em outras palavras, se a contribuição é referente ao mês de maio, o pagamento será até dia 15 de junho.
O contribuinte pode optar pelo pagamento mensal ou trimestral. Mesmo que ele esqueça de algum mês, não tem problema. O sistema autoriza que sejam processados contribuições da aposentadoria de até 5 anos atrás.
Confira também:
Dica bônus:
Assim, receba nossas informações todos os dias de forma gratuita. Nos siga também em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: então tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias! Assim, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.