A estabilidade do mercado de trabalho é difícil de obter hoje. Assim, quem se depara com uma situação complicada no trabalho, deve saber como funciona aposentadoria por incapacidade permanente. E esse é o direito de muitos.
A seguir, saiba exatamente como requerer o benefício do INSS por incapacidade temporária e saiba como funciona junto ao Instituto Nacional do Seguro Social. Obtenha todos os detalhes.
Como funciona aposentadoria por incapacidade permanente ?
A primeira coisa a destacar é que estamos falando do que antes se chamava auxílio-doença.
Com as recentes reformas, o serviço passou a se chamar Benefício por Incapacidade Temporária. A boa notícia, no entanto, é que os trabalhadores agora podem reivindicar esses pagamentos sem serem verificados.
Mesmo assim, um alerta: essa opção está disponível para localidades com tempo de espera de exame pericial superior a 30 dias.
Mesmo para quem agendou um exame especializado, solicitar o benefício por incapacidade temporária com base em análise documental é uma opção. Ou seja, quem tem datas fixas pode alterar o tipo de pedido.
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Solicitação do benefício por incapacidade temporária a distância
De acordo com artigo do portal g1, é possível solicitar o pagamento da indenização por invalidez temporária pela internet, por meio do Meu INSS.
Para tanto, os interessados precisam apenas buscar por “Auxílio à Incapacidade Temporária – Análise Documental – AIT” no Portal Oficial do INSS (https://meu.inss.gov.br/#/login) ou pelo aplicativo.
NOTA IMPORTANTE: Qualquer pessoa que fizer tal solicitação com experiência na reunião agendada cancelará automaticamente a reunião agendada. No entanto, a data de entrada para o aplicativo permanece a mesma.
Na g1, o requerente tem a opção de solicitar exame médico especializado quando o benefício não puder ser concedido apenas por meio de análise documental.
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Como solicitar os benefícios do INSS em 2022
Agora que você sabe como funciona aposentadoria por incapacidade permanente, quem quiser solicitar o pagamento sem conhecimento profissional geralmente só pode usar a internet – de preferência por meio de um computador para facilitar o preenchimento.
Então confira o passo a passo para requerer o Benefício por Invalidez Temporária do INSS:
- Acesse o site do Meu INSS ou baixe o aplicativo
- Faça o login com CPF e senha usando o Gov BR;
- Agora procure a opção ‘Agendar perícia’;
- Selecione ‘Perícia inicial’;
- Se você possui os documentos médicos de acordo com as orientações e quer o atendimento à distância, clique em ‘Sim’ e depois em ‘Continuar’;
- Agora é só acompanhar o pedido pelo próprio Meu INSS.
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