Este ano foi sancionada a Medida Provisória (MP) 1.106/22, que aumentou a margem dos empréstimos consignados para segurados do INSS, com validade de 120 dias. Sendo assim, em julho teve sanção e finalmente virou lei com assinatura do Presidente Jair Bolsonaro em agosto! Então o aumento da margem do crédito consignado agora tem caráter permanente, além disso, tem novidade para aposentados, pensionistas e beneficiários do BPC: o novo cartão benefício! Entenda melhor a seguir.
Quais as principais mudanças com nova lei que altera consignados?
Foram adicionados novos grupos aos que podem contratar 40 % de margem no crédito consignado, 35 % no crédito pessoal e 5 % na forma do cartão de crédito. Esses novos grupos são assalariados CLT e beneficiários do Auxílio Brasil. Além disso, os segurados do INSS e beneficiários do BPC recebem um aumento de margem de 5 % com o novo cartão benefício do INSS.
Leia em seguida: VITÓRIA dos APOSENTADOS: Decisão do STJ Saiu agora – Prazo de 10 anos para Revisão INSS
O que é o novo cartão benefício do INSS?
O novo cartão benefício do INSS permitirá que aposentados, pensionistas e beneficiários do BPC do INSS gastem mais 5 % de crédito consignado pela utilização do cartão. Assim, poderá ser utilizado para compras em mercados conveniados e drogarias. Além disso, você liberará 70 % do limite de saque, mas com uma taxa de juros diferente do cartão de pagamento.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Qual o valor do novo cartão benefício do INSS?
Em suma,, para quem recebe o salário mínimo (1212 reais) o novo cartão benefício do INSS liberará um total de 1654 reais. Assim, serão aplicados 1.164 reais para saques e 490 reais para compras com cartão de crédito em lojas, drogarias e mercados.
Por isso, uma das maiores vantagens deste cartão é a baixa taxa de juros, neste caso 3,06 %, e dependendo da instituição o cartão não cobra anuidade. Assim, quando o cartão for resgatado, a mensalidade será de 60,60 reais por mês, e o cartão permite fazer em até 84 pagamentos.
Leia em seguida: Saiba como consultar seu contracheque no SouGov.br [TUTORIAL COMPLETO]
Sendo assim, apenas aposentados e pensionistas do INSS e beneficiários do BPC recebem esse benefício de contratação. Nesse sentido, é importante lembrar que a renda do beneficiário só pode ser diminuída em 5 % em relação ao custo do cartão de benefícios. Então, o valor depende da contribuição mensal do segurado.
Leia em seguida: Aprovação de um projeto pode pagar um abono extra para os beneficiários do INSS
Quando serão emitidos os novos cartões INSS?
De acordo com a Dataprev, qualquer pessoa possa solicitar o cartão precisará dos regulamentos e normas do INSS estejam todos adequados. Então, de acordo com a previsão os bancos poderão iniciar a partir de 20 de setembro a emissão do novo cartão de benefício do INSS, para quem quiser.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS. Clique no link e saiba mais.
Leia em seguida: VITÓRIA DOS APOSENTADOS! INSS divulga novas regras para Auxílio Doença sem perícia; então saiba mais
Dica bônus:
Assim, receba nossas informações todos os dias de forma gratuita. Nos siga também em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: então tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias! Assim, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.