Essa é para você que está endividado! Veja aqui como solicitar a suspensão dos seus empréstimos consignados por 180 dias!
A medida trata-se da Lei n.° 14.181 do superendividamento, em vigência desde o mês de julho de 2021! A lei proporciona ao aposentado a possibilidade de negociar seus débitos em relação ao empréstimo consignado.
Continue a leitura e confira essa ótima notícia.
Como funciona a suspensão dos consignados por 180 dias
Aposentados do Instituto Nacional de Previdência Social que enfrentam endividamento excessivo podem contar com uma nova ferramenta em seu arsenal.
Trata-se então da Lei nº 14.181, que busca garantir a redução das taxas e a renegociação de suas dívidas. Essa renegociação inclui a determinação de um plano de pagamento pelo qual os credores possam garantir seus direitos.
Leia mais: Grande expectativa entre aposentados e pensionistas que aguardam sanção do aumento de margem
O principal objetivo da lei é regular a concessão de crédito e permitir a negociação justa e humanizada da dívida coletiva com os credores. Dessa forma, permitiria que aposentados do INSS e seus credores coordenassem os pagamentos das dívidas de forma coletiva.
Vale a pena notar que muita dívida pode afetar a renda mensal de um aposentado, uma vez que os empréstimos consignados são abatidos diretamente do holerite ou folha de pagamento!
Lei do endividamento excessivo
Nesse sentido, a Lei do Endividamento Excessivo visa proteger e ajudar os aposentados nessas situações. Segundo o editorial, qualquer possibilidade de revisões deve garantir um mínimo de sobrevivência humana. Em outras palavras, deve garantir que seus meios de subsistência não sejam afetados, mesmo pagando mensalidades de empréstimos.
Leia em seguida: Auxílio Brasil 600: Governo confirma pagamento e antecipa calendário de AGOSTO
Observe, no entanto, que as suspensões da folha de pagamento foram aprovadas para situações em que não há garantia real. Além disso, não pode ser usado para compra de bens de luxo e o financiamento imobiliário não está incluído. Com isso, a lei visa renegociar dívidas de crédito consignado, operações gerais de crédito, contas básicas de consumo e compras parceladas.
Como solicitar a suspensão dos consignados por 180 dias
Então para poder rever seus contratos, aqueles que estão excessivamente endividados têm que ir à justiça em seu estado. Da mesma forma, você pode recorrer ao Procon, à Secretaria de Serviço Público e à Defensoria Pública para dar início ao processo.
Leia mais: Você tem mais de 60 anos? Receba 5 benefícios garantidos em lei que você não sabia
Mais importante ainda, os aposentados (devedores) devem apresentar um plano de pagamento no prazo de 5 (cinco) anos. Caso não haja acordo entre as partes (credor e devedor), cabe ao juiz decidir por quanto tempo, como e quanto a dívida do empréstimo consignado ficará suspensa.
A principal vantagem da suspensão de 180 dias é a possibilidade de quitar todo o dinheiro de forma conjunta e simples. No entanto, apenas as dívidas contraídas nas contas das famílias e dos consumidores e as dívidas das pessoas singulares com instituições financeiras estão associadas ao regime.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!