O abono extra INSS é um direito dos trabalhadores e dos beneficiários do órgão previdenciário. Ele é conhecido popularmente como 13° salário, sendo um direito aguardado por muitos. Entretanto, desde que começou a pandemia da Covid-19, o pagamento do valor vem sendo antecipado. Portanto, as pessoas que possuem direito a esse benefício recebem o pagamento no início do ano.
Sendo assim, os beneficiários do INSS receberam o abono em 2022 entre os meses de abril e junho. Os pagamentos foram feitos em duas parcelas. Mas os segurados que passaram a receber o benefício após o mês de maio, vão receber o 13° em novembro.
Veja a seguir as informações sobre o pagamento da parcela única do abono extra INSS.
Quem tem direito ao abono extra INSS
Os novos segurados do órgão previdenciário, ou seja, que passaram a receber o benefício a partir de maio de 2022, têm direito ao abono extra INSS. O pagamento será em novembro, mas em parcela única!
Leia mais: Consultas no SUS vão servir como prova de vida do INSS em 2023; entenda
Confira o calendário oficial do pagamento:

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Quais os valores?
Apesar de ser uma parcela única, os valores não são os mesmos para todos os segurados. Portanto, o pagamento varia de acordo com o que cada beneficiário recebe no salário normal.
Por isso, o valor do abono extra INSS está disponível no aplicativo Meu INSS. Afinal, você encontra todas as informações que precisa, como:
- Valor do benefício;
- 13° salário;
- Instituição pagadora;
- Data do pagamento;
- Outros.
Leia mais: Aprenda a cuidar melhor do seu dinheiro com essas dicas
Caso não consiga acessar o aplicativo, ligue na Central de Atendimento, número 135.
Beneficiário desde maio recebe o abono extra INSS
Se você começou a receber o benefício desde maio de 2022, com certeza, receberá o abono extra INSS. Afinal, de acordo com Artigo 4 da Portaria 1002/2022, as pessoas que começaram a receber o benefício previdenciário em maio deste ano ou de aposentaram terão direito ao abono anual a ser pago em parcela única em novembro.
Leia mais: Servidores aposentados de SP vão receber até 16% a mais a partir de 2023; entenda
“Art. 4º Para os benefícios concedidos após o mês de maio de 2022, o pagamento do abono anual será efetuado em parcela única, juntamente com a mensalidade da competência novembro/2022.”
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!