O tão temido pente fino do INSS já começou e o Instituto pretende identificar possíveis pagamentos irregulares, dando um alívio aos cofres públicos. Desde o mês de novembro, a Autarquia já está realizando o procedimento. Confira como evitar ter o benefício cortado.
O Instituto divulgou quais são os motivos dos benefícios passarem pelo pente fino do INSS esse ano. Confira:
Cadastros irregulares
O INSS encaminhou uma notificação para pessoas com cadastro irregular ou outras pendências. Essa mensagem chegará por meio do portal ou aplicativo Meu INSS. Caso o INSS encontre qualquer tipo de irregularidade, convocará a pessoa em questão para regularizar a situação.
A ideia é revisar principalmente os benefícios de pessoas que recebem auxílio-doença, BPC Loas e aposentadoria por incapacidade permanente. Se necessário, esses deverão ir até uma agência do INSS a fim de passar por novas avaliações ou perícias médicas. No caso do auxílio-doença, por exemplo, caso o médico verifique que o beneficiário está apto a voltar ao mercado de trabalho, o pagamento é suspenso imediatamente.
Leia mais: Acaba de sair: INSS anuncia novos valores e datas de pagamento para 2023; Veja agora
Como evitar ter o benefício cortado com o pente fino do INSS
Em primeiro lugar, é preciso ter o cadastro em dia para que o INSS possa avaliar se está tudo em dia com os beneficiários. Já no caso da aposentadoria por invalidez e auxílio-doença, todos que não passaram por perícia médica há mais de 6 meses, ou não possuem previsão de alta, deverão passar pelo pente fino do INSS.
A operação pente fino do INSS vai acontecer até abril de 2023. Então, até essa data, você poderá ser convocado a qualquer momento.
Convocação do pente fino do INSS
A convocação de quem vai entrar no pente fino do INSS é feita pelo órgão ao segurado, através do envio de carta ou emissão de notificação pelo Meu INSS. Após a sua notificação, é aberto o prazo de 30 dias para fazer a apresentação da sua defesa prévia, em relação aos indícios de irregularidade encontrados no benefício.
Dentro do prazo, o segurado precisa agendar a perícia médica necessária para o seu benefício. Dessa forma, vai precisar agendar pelo site ou aplicativo Meu INSS, ou por meio, da Central de Atendimento, telefone 135, de segunda a sábado, das 7h às 22h. Caso isso não seja feito, ocorre a suspensão temporária do benefício e mais 60 dias para agendar a perícia. Por fim, se o segurado não tomar as providências necessárias, há o cancelamento do benefício.
Leia mais: Descubra se os aposentados vão receber 14° Salário esse ano
Veja também: Pagamento do 14º salário salário INSS final do mês
Leia mais: Salário dos aposentados já vai subir: Veja os valores
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!