Alguns benefícios do INSS precisam da realização da perícia médica para receber o pagamento da Autarquia. Da mesma forma, o Instituto pode solicitar que o beneficiário realize a perícia em determinado momento, como forma de comprovar a sua condição e aptidão para receber o benefício.
De acordo com a Previdência Social, o INSS convocará aproximadamente 45 mil beneficiários para passar por perícia médica, nos próximos meses. A realização do procedimento servirá para garantir a continuação do pagamento dos benefícios. Portanto, as avaliações retomam a ser presenciais, pois haviam sido suspensas por conta da pandemia de Covid-19.
Quem poderá ser convocado para a perícia médica do INSS?
De acordo com o INSS, serão convocados para realizar a perícia médica do INSS aqueles beneficiários que fazem parte do Programa de Reabilitação Profissional. Essas pessoas são as que estão em processo de reabilitação com data de interrupção vencida ou próxima do vencimento. É muito importante que o beneficiário esteja atento à data agendada para a perícia e compareça ao exame.
A Previdência Social alerta que se o segurado em reabilitação não realizar o exame pericial, poderá ter o benefício cortado, pois a reabilitação tem caráter obrigatório. Entenda melhor, em seguida, o que é o Programa de Reabilitação Profissional.
Leia mais: INSS LIBEROU 72 MIL REAIS! Veja quem recebe
Programa de Reabilitação Profissional
O Programa de Reabilitação Profissional é a assistência educativa ou reeducativa e de adaptação ou readaptação profissional, que tem com o objetivo proporcionar que os beneficiários do INSS incapacitados parcial ou totalmente, reingressem no mercado de trabalho. A reabilitação é feita com uma equipe multidisciplinar do INSS formada por:
- médicos;
- psicólogos;
- dentistas;
- assistentes sociais;
- sociólogos;
- fonoaudiólogos;
- fisioterapeutas, entre outros profissionais.
Quem pode participar do programa?
De acordo com o INSS, os trabalhadores que podem participar do programa aqueles trabalhadores que recebem o Auxílio-doença. Esse benefício destina-se para os segurados da Previdência Social que estão impossibilitados no momento de trabalhar ou exercer atividades laborais, devido à doença ou acidente.
Leia mais: Aposentados terão direito a novos valores liberados com aumento de margem
Novidade no INSS: Perícia médica documental
A perícia documental é a possibilidade de obter a concessão do Auxílio por Incapacidade Temporária (Auxílio-Doença), sem precisa comparecer em uma Agência da Previdência Social. Portanto, o solicitante apenas envia através do Meu INSS os atestados e os documentos médicos que comprovem sua incapacidade para ser analisada sua situação.
Entenda melhor aqui: INSS: Perícia Médica Documental; entenda o que é e como solicitar
Confira também:
Novo governo promete realizar 5 projetos que vão mudar a vida dos beneficiários do INSS. Veja no vídeo sobre esse assunto!
Leia mais: Como está a situação do 14º salário do INSS?
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!