Aposentados que recebem o benefício por invalidez e tem a necessidade diária de um cuidador podem solicitar um aumento de 25% no valor da aposentadoria por invalidez, podendo até mesmo ultrapassar o teto de pagamentos do INSS.
Um novo projeto defende que quaisquer aposentados, por invalidez ou não, que tenham a necessidade diária de um cuidador, possam receber este mesmo aumento de 25%.
Veja aqui o que falta para que o projeto seja aprovado e como você poderá se beneficiar dele!
Quem Já Tem Direito ao Aumento de 25%?
Aumento de 25% no salário dos aposentados por invalidez pode ser solicitado pela internet (Fonte: Edição / João Financeira)
Como dito anteriormente, quem recebe a aposentadoria por invalidez do INSS e tem a necessidade diária de um cuidador, já pode solicitar o aumento de 25%. O beneficiário deve, todavia, comprovar a necessidade deste profissional para realizar suas atividades cotidianas, por uma perícia médica.
Pelo aplicativo do MEU INSS, o beneficiário pode agendar dia, horário e localidade para realizar a perícia. Inicialmente deve-se realize seu pedido através da internet ou telefone, sem necessidade de que o solicitante compareça ao INSS.
No dia da perícia, compareça com todos os documentos, laudos, exames, atestados e guias médicas para comprovar a doença.
Doenças que Podem Levar à Aposentadoria por Invalidez
As doenças que podem ter o aumento de 25% no salário dos aposentados por invalidez são:
Cegueira total;
Perda de nove ou mais dedos das mãos;
Paralisia dos dois braços ou pernas;
Perda das pernas, quando a prótese for impossível;
Perda de uma das mãos e de dois pés, ainda que a prótese seja possível;
Perda de um braço e uma perna, quando a prótese for impossível;
Alteração das faculdades mentais com grave perturbação da vida orgânica e social, portanto, dificuldade em organizar o pensamento, o raciocínio e a tomada de decisões para fazer as atividades de vida diária e sociais sozinho;
Doença que deixe o segurado acamado;
Incapacidade permanente para as atividades da vida diária.
Após a perícia no INSS, caso seja comprovado que o beneficiário necessita de um cuidador para suas atividades cotidianas, o aumento de 25% será concedido para arcar com as despesas adicionais deste profissional.
Como Solicitar o Adicional?
Para acessar o site do INSS e fazer o pedido do acréscimo de 25% na aposentadoria por invalidez, siga o passo a passo:
Entre no Meu INSS;
Clique no botão “Novo Pedido”;
Digite “acréscimo de 25%”;
Na lista, clique no nome do serviço/benefício;
Leia o texto que aparece na tela e avance seguindo as instruções.
A Comissão de Previdência e Assistência Social da Câmara dos Deputados aprovou recentemente o Projeto de Lei 10772/18. Este PL defende o direito ao aumento em 25% na remuneração de todos os aposentados que comprovarem a necessidade de ajuda permanente de um cuidador.
O projeto aprovado é de autoria do deputado Vicentinho (PT-SP). Mas ele ainda será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Veja Também:
Saiu agora INSS libera DINHEIRO na CONTA esse MÊS – QUEM tem DIREITO? (Fonte: João Financeira TV)
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais: