Está em tramitação um Projeto de Lei (PL) que autoriza o pagamento de um salário em dobro no mês de janeiro, todos os anos. A proposta é destinada aos aposentados e pensionistas do INSS, bem como para beneficiários do BPC/LOAS. Veja:
Salário em dobro como vai funcionar?
O salário em dobro funciona como uma espécie de empréstimo, com prazo de pagamento até dezembro, sem a inclusão de juros. Esse adiantamento, deve ser restituído em 11 parcelas ao longo do restante do ano, em torno deR$110 mensais.
Leia mais: INSS fará um PENTE FINO! Veja como funcionará aqui
Por exemplo, para um segurado que recebe um salário mínimo, com a aprovação do Projeto de Lei, em janeiro esse cidadão consegue acesse a um pagamento de R$2.424 em janeiro.
O autor deste projeto é o Deputado Delegado Antônio Furtado, ele afirma que o objetivo principal é reforçar a renda desses brasileiros para que eles não acabem endividados.
“Janeiro é o mês de maior dificuldade financeira para os brasileiros, devido aos gastos com IPVA, IPTU e matrículas e materiais escolares” diz o deputado.
O salário em dobro prevê o favorecimento não apenas de segurados do INSS, mas também dos servidores federais, civis e militares, bem como beneficiários de programas sociais.
Leia mais: Confira Valores Liberados Para INSS: Revisão Da Vida Toda Aumenta Salário Dos Aposentados
Esse adiantamento pode iniciar em 2023?
O PL já foi aprovado na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público (CTASP), aguarda agora a aprovação do relator na Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF). Posteriormente à aprovação na Câmara, a proposta será encaminhada para análise e precisará de aprovação do Senado Federal.
Leia mais: Além de salário, aposentados têm direito a outros 2 benefícios do INSS; saiba quais são
No caso de aprovação das partes reesposáveis, se não houver alterações no texto, a medida segue para sanção do presidente para passar a valer realmente.
Contudo, ainda não há previsão para aprovação da proposta para que aconteça os adiantamentos para 2023.
Leia mais: Quem tem direito e como pedir pensão por morte em 2023
Os benefícios sociais do INSS terão reajustes em 2023?
Os benefícios sociais do INSS terão reajustes no próximo ano, como por exemplo nos benefício como seguro-desemprego, abono salarial, BPC/LOAS e para inscritos no CadÚNico.
Essa medida vai ajudar os beneficiários?
De acordo com especialistas, o projeto de pagamento de um salário em dobro para beneficiários do INSS, servidores e militares pode ser de grande ajuda no início do ano para esses grupos. Isso porque, segundo dados comprovados, cerca de 60% dos cidadãos assumem dívidas para arcar com as despesas comuns no início de cada ano.
Leia mais: INSS vai pagar ABONO EXTRA em Novembro para 5 grupos; Veja quem recebe
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!