O salário mínimo é reajustado anualmente pelo governo. Isto porque, existe uma norma constitucional que garante o reajuste salarial.
Desse modo, o governo é o responsável por definir a base de cálculo para definir o novo piso nacional. Sendo que o valor do reajuste não poderá ser abaixo da inflação.
Portanto, o governo poderá mudar o cálculo desde que o reajuste não seja feito abaixo do valor da inflação.
Dessa forma, com a chegada do final do ano existe uma grande expectativa sobre a definição do novo valor do piso salarial.
Ocorre que, com a mudança do governo de Jair Bolsonaro para o do novo presidente eleito, existe uma preocupação de como será o novo piso nacional. Mas, não há com o que se preocupar, já que o novo presidente prometeu que o valor do salário mínimo terá um aumento real em 2023. Portanto, confira como será o novo salário mínimo no próximo ano.
Como será o novo cálculo para definir o salário mínimo?
Primeiramente, é importante entender que desde 2019 a população não tem um reajuste do salário mínimo com um aumento real.
Leia Mais: Bolsonaro diz que Lula deveria ter tomado posse logo após o resultado
Isto porque, o cálculo adotado pelo presidente Jair Bolsonaro utiliza como base de correção o valor da inflação. Portanto, isto significa que o cálculo adotado apenas compensa o valor da inflação e assim o poder de compra dos brasileiros não aumentou nos últimos 4 anos.
Mas, o presidente eleito prometeu que modificaria o cálculo em seu governo e que os brasileiros receberiam um aumento real. Portanto, segundo o novo governo, o cálculo utilizará como base de correção o valor da inflação + 1,4% de ganho real.
Dessa forma, o poder de compra da população deve aumentar no próximo ano, o que promete movimentar a economia do país.
Qual será o novo valor do salário mínimo em 2023?
O novo governo deve adotar como correção do cálculo do reajuste do salário mínimo o valor da inflação no país mais o valor da média do crescimento do PIB dos últimos 5 anos.
Leia Mais: Bolsonaro diz que quer apoiar manifestantes mas tem medo da justiça
Desse modo, segundo o novo governo, será considerada a taxa da inflação no valor de 7,41% além de somar o valor de 1,4% de ganho real.
Sendo assim, o salário mínimo em 2023 deve ser reajustado em um total de 8,8%. O que significa que o valor atual de R$1.212,00 subirá para R$1.320,00.
Dessa forma, como os aposentados e pensionistas do INSS recebem seus salários com base no valor definido do salário mínimo, os seus benefícios também serão reajustados segundo o novo piso nacional.
Portanto, isto significa dizer que, os aposentados e pensionistas do ISNS serão beneficiados com o aumento da margem consignada.
O novo valor do salário mínimo foi aprovado pelo Congresso Nacional?
A equipe de transição ainda está em negociação com os deputados e senadores para que o Congresso Nacional aprove o novo valor do salário mínimo.
Leia Mais: URGENTE! STF pode julgar a qualquer momento revisão da vida toda do INSS
No entanto, segundo o senador Wellington Dias, o Congresso Nacional vê com bons olhos a proposta e a expectativa é de que seja aprovado o novo cálculo.
E então, gostou do conteúdo? A João Financeira traz em seguida as últimas notícias de hoje sobre o AUXÍLIO BRASIL. Clique no link em seguida e saiba mais:
Novo valor do Auxílio Brasil liberado em Novembro assusta beneficiários; Veja agora
Confira também;
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, assim nos siga em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!