O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) já está disponível para saque por meio da regra do saque-aniversário. Dessa maneira, os trabalhadores nascidos em janeiro já estão autorizados a fazer o pedido de saque no FGTS em qualquer agência da Caixa Econômica Federal (CEF) desde o dia 3 de janeiro até o dia 31 de março.
Leia mais: Liberação do 14º salário em março
Existem várias modalidades de saque no FGTS, entretanto o saque-aniversário é uma modalidade bastante recente, que surgiu em 2019 e foi implantada em 2020. A partir desse momento, passou a ser possível que os trabalhadores realizassem a retirada do valor acumulado de qualquer conta, sendo ela ativa ou não.
Quem tem direito ao saque aniversário FGTS
O FGTS surgiu para proteger o empregado nos casos de demissão sem justa causa. Sendo assim é direito de todos trabalhadores formais, ou seja, vinculados à Consolidação das Leis Trabalhistas que tem o contrato assinado após a promulgação da constituição de 1988.
Por mais que seja uma espécie de “seguro” para o trabalhador, com a regra do saque aniversário do FGTS, não é necessário chegar até uma demissão para solicitar a retirada do valor acumulado no fundo de garantia. Isso porque essa modalidade de saque permite o pagamento anual de uma parte do saldo do FGTS.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Os trabalhadores que tem interesse em realizar o saque aniverário FGTS devem sinalizar essa opção até o último dia do mês do seu aniversário, isto é, caso queira receber o pagamento ainda no mesmo ano. Caso a solicitação seja após o fim do mês de aniversário, o funcionário só poderá realizar o saque no ano seguinte ao que foi solicitado.
Ainda assim, é necessário estar atento a uma regra dentro do saque aniversário, pois quando o funcionário solicita o saque aniversário, em caso de acontecer um demissão sem justa causa, só será possível retirar 40% do valor acumulado.
Calendário do saque aniversário 2022

Leia mais: Calendário de PAGAMENTOS do 13° salário do INSS
Para efetuar o saque, existe a possibilidade de programar a transferência do valor para qualquer conta bancária em nome do trabalhador. A operação é gratuita e há também a possibilidade de receber o dinheiro em casas lotéricas e em terminais de autoatendimento.
Gostou das informações sobre o FGTS? Compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.
Visite nossas páginas do blog nas redes sociais e nós siga para não perder as últimas informações do FGTS: