Entenda como funciona e como solicitar o saque FGTS anual. Todas as informações você confere aqui:
A modalidade saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) visa os trabalhadores brasileiros que tenham carteira assinada. Desse modo, aqueles que escolherem essa opção de recebimento do abono extra, todos os anos no mês do seu aniversário, tem a possibilidade de retirar parte do saldo disponível em seu Fundo de Garantia.
Entretanto, se torna necessário ficar atento ao aderir à modalidade saque-aniversário. Pois o trabalhador não vai poder sacar todo o valor do seu FGTS, caso ocorra sua demissão sem justa causa.
Essa opção de retirada do abono extra tem semelhança com o Saque Extraordinário do FGTS, devendo o solicitando ter saldo disponível em seu fundo de garantia. Mas, a grande diferença é que para adesão do saque-aniversário, o trabalho deve autorizar.
Todos os anos, os trabalhadores podem fazer o saque de uma alíquota do valor total acumulado do seu FGTS. Essa alíquota equivale a um percentual usado no cálculo do valor final do imposto, o qual é pago tanto por pessoa física como jurídica.
Continue sua leitura e entenda todos os detalhes sobre o saque FGTS!
Como funciona o saque-aniversário FGTS?
O saque-aniversário FGTS traz a possibilidade do cidadão conseguir retirar parte do seu saldo disponível em conta ativa ou inativa uma vez a cada ano. Mas, somente no seu mês de aniversário. Desse modo, a pessoa não pode fazer a retirada de todo valor disponível quando acontece demissão sem justa causa. Isso porque, somente tem direito de receber a multa rescisória que equivale a 40% do saldo disponível.
Leia mais: FGTS 2022: Caixa libera pagamento para novos grupos; veja quem tem direito
A opção desse saque do FGTS está acessível desde o mês de abril de 2020, utilizado por mais de 21 milhões de cidadãos, totalizando o montante de R$ 31 bilhões para a economia brasileira. Além disso, mesmo que seja uma opção da pessoa aderir ou não a modalidade, caso optem por essa forma de recebimento devem informar a Caixa Econômica Federal.
Nesse sentido, para você conseguir aderir a essa opção de saque FGTS, é necessário baixar o Aplicativo FGTS para ser feita a alteração. Pois a Caixa Econômica Federal precisa migrar de saque-rescisão para saque-aniversário. Vale destacar que a pessoa tem acesso ao resgate logo em seguida a troca ser realizada.
Leia mais: APROVEITE! Conheça Os Benefícios Do Empréstimo Consignado Auxílio Brasil
Calendário oficial do saque-aniversário do FGTS
Em seguida você confere o calendário programado para o saque-aniversário do FGTS em 2022, confira:
- Janeiro ⇾ 3 janeiro a 31 de março;
- Fevereiro ⇾ 1º de fevereiro a 29 de abril;
- Março ⇾ 2 de março a 31 de maio;
- Abril ⇾ 1º de abril a 30 de junho;
- Maio ⇾ 2 de maio a 29 de julho;
- Junho ⇾ 1º de junho a 31 de agosto;
- Julho ⇾ 1º de julho e 30 de setembro;
- Agosto ⇾ 1º de agosto a 31 de outubro;
- Setembro: ⇾ 1º de setembro a 30 de novembro;
- Outubro ⇾ 3 de outubro a 30 de dezembro;
- Novembro ⇾ 1º de novembro a 31 de janeiro de 2023;
- Dezembro ⇾ 1º de dezembro a 28 de fevereiro de 2023.
Leia mais: Pronampe 2022: Bancos Liberam Crédito Para Micro E Pequenas Empresas
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!