A Caixa Econômica Federal liberou recentemente uma modalidade de saque FGTS para mais de 80 mil trabalhadores no Brasil.
Entenda quem poderá sacar esses valores e porque ele foi liberado apenas para um determinado grupo de pessoas.
Saque FGTS
O FGTS é direito de todo trabalhador com carteira assinada. Os valores do FGTS correspondem a 8% do valor do salário do trabalhador.
Apesar de ficarem na conta do FGTS da pessoa, ela não pode ter acesso indiscriminado. O saque FGTS só acontece em determinadas situações.
O tipo de saque mais comum é o saque-rescisão, no qual o valor que está na conta é liberado integralmente para o trabalhador demitido sem justa causa.
Leia mais: Quem tem direito ao Auxílio Gás em 2023? Entenda
Nos últimos anos, houve liberação de saque FGTS na modalidade especial e também o saque-aniversário.
Mas você também pode realizar o saque do FGTS sob outras circunstâncias.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Outras modalidades de saque FGTS
O saque do FGTS também pode acontecer em determinadas circunstâncias consideradas atípicas, como é o caso de aposentadoria, doenças terminais e também em decorrência de calamidade pública.
Nesses casos específicos, a Caixa libera o benefício para que as famílias possam se reestruturar frente à adversidade.
Leia mais: Saiu agora: Dinheiro extra para pensionistas do INSS; Saiba valor e como receber
Em caso de calamidades públicas é necessário que o governo lance decreto reconhecendo que a situação exige medidas drásticas.
Por exemplo, como foi o caso das chuvas no fim do ano de 2022 que se espalharam pelo país e destruíram muitas ruas e casas.
Saque FGTS por calamidade
Em decorrência das fortes chuvas que aconteceram no final do ano de 2022, muitos brasileiros agora podem respirar mais tranquilos, pois finalmente a Caixa liberou o saque FGTS.
Pessoas que foram vítimas de calamidade vão poder sacar o seu saldo do FGTS no valor máximo de R$ 6.220 e vai variar de cidade para cidade.
Leia mais: 3 Pagamentos do INSS que você pode receber em Fevereiro, consulte!
Para realizar o saque, você deverá se dirigir a sua agência na cidade em que aconteceu a calamidade e solicitar o saque. Você também poderá solicitar pelo aplicativo do FGTS.
Com essa medida, mais de 80 mil brasileiros e suas famílias poderão receber esse valor e realizar benfeitorias em sua residência sem precisar se endividar.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Leia Também:
Atenção: Como funcionam os pagamentos antecipados do INSS? Saiba mais
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!