Beneficiários do INSS não precisam mais sair de casa para realizar a prova de vida, agora, o Instituto usa bases de dados públicos e atos como votação nas eleições e vacinação para fazer a devida prova de vida.
Desde o mês de fevereiro o INSS tem novas regras em vigor para a prova de vida dos segurados, dessa forma não é mais necessário sair da sua residência e comprovar o direito aos benefícios de aposentados e pensionistas.
Com essas mudanças o INSS não pode mais exigir que a prova de vida seja feita nas agências da Previdência Social ou nos bancos que é depositado o valor do benefício, além disso o processo ainda pode ser feito de forma digital.
Quais dados são os dados válidos para prova de vida ?
- acesso ao aplicativo Meu INSS com o selo ouro ou outros aplicativos e sistemas dos órgãos e entidades públicas que possuam certificação e controle de acesso, no Brasil ou no exterior;
- realização de empréstimo consignado, efetuado por reconhecimento biométrico;
- atendimento presencial nas agências do INSS, ou por reconhecimento biométrico nas entidades ou instituições parceiras;
- perícia médica por telemedicina ou presencial e no sistema público de saúde ou rede conveniada;
- vacinação;
- cadastro ou recadastramento nos órgãos de trânsito ou segurança pública;
- atualizações no Cadastro Único, somente quando for efetuada pelo responsável pelo grupo;
- votação nas eleições;
- emissão/renovação de documentos como passaporte, carteira de identidade, carteira de motorista, carteira de trabalho, alistamento militar ou outros documentos oficiais que necessitem da presença física do usuário ou reconhecimento biométrico;
- recebimento do pagamento de benefício com reconhecimento biométrico;
- declaração de Imposto de Renda como titular ou dependente.
Leia Mais: Acaba de sair: Pagamento do empréstimo Auxílio Brasil tem nova data anunciada
Ainda posso fazer a comprovação como antigamente?
Os segurados que desejam realizar o procedimento nos bancos ou até mesmo por meio de biometria facial, pelo aplicativa MEU INSS podem fazer sem problema nenhum. Além disso, segue ativa a prova de vida por biometria facial na base de dados do Denatran, bem como do TSE.
Leia Mais: Saque Valores Esquecidos de familiares falecidos; veja como consultar
Precisa fazer prova de vida em 2022?

A Prova de Vida em nenhum momento deixou de ser obrigatória, entretanto em 2023 a prova de vida do INSS passará por alguma mudanças. Com a chega de um novo ano, os 36 milhões de aposentados e pensionistas do Instituto não serão mais obrigados a comparecerem em uma agência para efetivar o procedimento.
Até acabar o ano de 2022 nenhum benefício terá bloqueio pela falta de comprovação de vida. O beneficiário, porém, poderá realizar o procedimento de forma voluntária na rede bancária ou aplicativo do MEU INSS.
Qual é a importância da prova de vida do INSS
A importância da prova de vida está vinculada ao fato de que, se o segurado não realizar o procedimento, ele pode ter o benefício cancelado, isso ocorre porque, este foi o sistema desenvolvido pelo INSS, para assegurar que os salários fossem pagos de forma correto ao titulares dos benefícios.
Um dos principais objetivos também é evitar fraudes e pagamentos indevidos, como saques por terceiros. Entretanto, todos os anos, o segurado deve realizar a prova de vida para que o INSS continue liberando os salários referentes a aposentadorias, pensões por morte e demais auxílios previdenciários.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.