Depois de ser criado o sistema MEU INSS, a vida dos brasileiros segurados do órgão se tornou muito mais fácil. Pois, através dele, todas as questões passaram a ser resolvidas pelo sistema sem precisar comparecer presencialmente até o órgão. No entanto, e quando o sistema INSS fica fora do ar?
Devido ao grande número de acessos e também erros que podem acontecer dentro da própria plataforma, isso é muito comum em sistemas como este. E além disso, uma das maiores preocupações dos segurados é quanto a perda de prazos.
Dessa forma, para te ajudar nessa questão, veja o texto a seguir sobre sistema INSS fora do ar. Acompanhe!
Do que se trata o MEU INSS?
No MEU INSS você tem acesso a mais de 90 serviços disponibilizados pelo INSS de forma digital, além de todos os serviços que estiverem na plataforma do Gov.br. Nesse sentido, através da plataforma você não precisará enfrentar filas enormes para solicitar aposentadoria ou outro benefício.
E além disso, através do MEU INSS, poderá simular a aposentadoria, dar entrada em benefícios, fazer o agendamento de perícias e ainda consultar extrato de pagamentos, dentre outros.
No entanto, a plataforma pode ser acessada não somente pelo computador, mas também pelo celular e está disponível para Android e iOs.
Leia mais: Novas regras para inscrição no Cadastro Único; confira
E como fazer o cadastro no MEU INSS?
Para se cadastrar no MEU INSS, é bem simples. Em primeiro lugar, o MEU INSS está integrado ao Gov.Br, o sistema do Governo Federal que oferece um ambiente digital único aos serviços públicos do Governo. Ou seja, se ainda não estiver cadastrado no sistema, se cadastre.
Em seguida, com um único usuário e senha, você poderá ter acesso a todos os serviços públicos digitais que também estejam no Gov. Dessa forma, para se cadastrar, é só informar os dados e responder perguntas da sua vida previdência junto ao INSS.
Leia mais: Saiu as DATAS do Pagamento EXTRA liberado pelo INSS para os aposentados; Confira calendário
Perda de prazos: Sistema INSS fora do ar
Como falamos anteriormente, o sistema MEU INSS é uma plataforma digital e como tal, pode sofrer quedas por volume de acessos, dentre outras razões. No entanto, quando isso acontece, como ficam os prazos?
De acordo com a portaria Dirben/INSS 993, de 28 de março de 2022, determina que em caso de instabilidade no sistema o prazo é prorrogado para as 24 horas seguintes ao dia agendado. Mais uma vez, a por se tratar se um sistema digital, a instabilidade já é prevista!
Leia mais: INSS VAI PAGAR ABONO EXTRA para os APOSENTADOS na FOLHA DE PAGAMENTO; Veja agora quem vai receber
No entanto, a portaria assegura somente a prorrogação de análise de direitos ou entrada em serviços. Ou seja, ela se refere somente e prazos, não garante a data de entrada do Requerimento (DER) de um benefício quando o sistema fica instável.
Em suma, a portaria é omissa em afirmar como a indisponibilidade deverá ser comprovada.
Leia mais: RECEBA HOJE o 14° salario na conta R$1.212,00: Benefício JOÃO FINANCEIRA + Novo saque LIBERADO
Sistema INSS fora do ar: O que fazer?
Para comprovar que o sistema ficou fora do ar, recomendamos que você tire fotos ou prints das informações que aparecem na tela de seu computador, inclusive, mostrando data e horário. E além disso, faça uma reclamação na Ouvidoria.
E ainda, tente abrir uma tarefa do requerimento que você deseja pelo telefone 135, para posteriormente juntar a documentação necessária quando o sistema estiver disponível. Dessa forma, você não perderia a DER.
Leia mais: Nova lei aprova aprova margem consignável de 45%; veja quando será liberada
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!