A previsão para a liberação do Sistema de Valores a Receber (SRV) continua sem data, veja no artigo a seguir como consultar quem tem direito de receber os valores esquecidos.
Ocorre que o Banco Central criou o SRV para pode devolver valores pertencentes a população que de alguma forma não foram aproveitados. Dessa forma são denominados valores esquecidos.
A previsão é de que sejam devolvido R$ 4,1 bilhões. Ou seja, muitos brasileiros tem a chance de receber uma grana inesperada.
A primeira fase dos pagamentos já aconteceu. A segunda fase deveria ter começado em maio. No entanto, os pagamentos não foram feitos, pois o sistema está sofrendo com melhorias, para depois os pagamentos saírem.
Ademais, o que também agravou a suspensão dos pagamentos foi a greve dos funcionários do Banco Central, que já foi finalizada.
Quem tem direito de receber os valores ?
A nova fase de pagamentos deve assim trazer inovações. No entanto, durante o pagamento da primeira fase, os valores denominados “esquecidos” viriam das seguintes fontes:
- valores não retirados de contas-correntes ou poupança encerradas;
- tarifas e parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito consignado cobradas indevidamente, desde que o valor fosse descontado diretamente da fonte de pagamentos do “devedor”;
- cotas de capital e rateio de sobras líquidas de beneficiários e participantes de cooperativas de crédito,
- valores pagos e não resgatados de grupos de consórcios.
Leia Mais: Presidente Bolsonaro ASSINOU hoje Aumento de margem para consignados
Na nova fase vão então ter novas fontes de dinheiros esquecido incluídas, como falado acima. No entanto, as fontes discriminadas acima também continuam sendo uma forma de ter valor em conta para resgatar.
Quais as novas fonte de pagamento da segunda fase de pagamento

A segunda fase de pagamento também incluíra as seguintes possibilidades de dinheiro esquecido:
- Tarifas cobradas indevidamente, não previstas em Termos de Compromisso assinados pelo banco com o BC;
- Parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente, não previstas em Termos de Compromisso assinados pelo banco com o BC;
- Contas de pagamento pré-paga e pós-paga encerradas com saldo disponível;
- Contas de registro mantidas por sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários e por sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários para registro de operações de clientes encerradas com saldo disponível;
- Entidades em liquidação extrajudicial;
- Fundo Garantidor de Crédito;
- Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito.
Leia Mais: Aposentados não vão mais poder suspender seus empréstimos
Como consultar quem tem direito aos valores esquecidos a receber
Primeiramente, você deve acessar o site do Banco Central e procurar a opção “Sistema de Valores a Receber” ou então digitar direto no seu navegador o seguinte endereço valoresareceber.bcb.gov.br.
Leia Mais: Dinheiro na conta: Pagamento do salário do INSS foi liberado
Para ter acesso ao sistema, você deverá informar então seus dados pessoas como CPF ou CNPJ e a data de nascimento para pessoas físicas e data de abertura da empresa em caso de pessoas Jurídicas. Ao informar estes dado aparecerá uma mensagem que informa se você tem valores a receber ou não.
Para quem tem valores a receber será indicada então uma data que deverá retornar ao sistema para consultar os valores e requerer o saque do dinheiro.
Quem deixar de visitar o site na data informada, poderá acessar novamente o site do Sistema de Valores a Receber com os dados pessoais e receber uma nova data.
Vale lembrar que para acessar o SRV e consultar os valores que tem direito e requerer o saque deverá ser feito o login pela conta doGov.br nível prata ou ouro (caso ainda não possua cadastro no Gov.br, basta acessar o site ou o aplicativo para fazer o cadastro).
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.