Durante o ano de 2022, os aposentados do INSS tiveram duas vitórias dadas pelo STF! Essas vitórias são o aumento de margem e a revisão da vida toda! Mesmo que essas decisões sejam benéficas para os aposentados, no que tange a revisão da vida toda, por exemplo, ela não é para todos os aposentados!
Entenda mais informações sobre o aumento da margem e sobre a revisão da vida toda do INSS no artigo em seguida!
Leia em seguida: FIQUE ATENTO: Novas regras para solicitar aposentadoria do INSS já começam a valer; Entenda
Como funciona o aumento da margem do INSS?
Como dito anteriormente, durante o ano de 2022 tivemos a vitória dos aposentados do INSS quanto ao aumento de margem do INSS. Dessa maneira, no ano de 2022, o Partido Democrático Trabalhista (PDT), enviou um pedido para o STF visando suspender a norma que tornou possível o aumento de margem para empréstimos consignados. Mas, a solicitação foi rejeitada por meio do Ministro Nunes Marques do Supremo Tribunal Federal (STF).
Em 2022, essa norma foi aprovada e transformada na Lei n.° 14.431 de 2022. Dessa maneira, a norma aprovou uma nova margem extra de 5%, e os aposentados do INSS agora conseguem comprometer 35% da sua renda mensal, por meio da contratação do crédito.
Adiante, o partido enviou esse pedido por entender que esse aumento de margem para os aposentados do INSS aumentariam ainda mais as dívidas dos brasileiros. Dentre outras respostas, o ministro Nunes Marques relatou que as operações são aprovadas mediante análise de crédito e de risco e manteve a margem!
Leia em seguida: EU AVISEI! 14 Salario ANTECIPADO para APOSENTADOS e PENSIONISTAS! Confira agora
O que muda com a revisão da vida toda do INSS?
De maneira prática, durante o ano de 2023, os aposentados também vão poder fazer o pedido da revisão da vida toda do INSS. Dessa maneira, a revisão irá fazer valer todas as contribuições que foram feitas pelo beneficiário de antes de 1994. Ou seja, a sua aposentadoria vai poder subir.
Entretanto, é muito importante deixar claro que, as chances de um aumento maiores são para aqueles aposentados que recolheram a contribuição do INSS por pouco tempo depois de 1994 ou quem recebia um alto salário durante o período de antes de 1994, quem começou a receber um valor mais baixo depois de 1994.
Portanto, alguns aposentados do INSS podem conseguir chegar em um aumento de até 30% do valor do benefício. Dessa forma, com os novos valores para o salário mínimo de R$1320,00, com o novo governo Lula, a aposentadoria vai ser ainda maior!
Dica Bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!