A Revisão da Vida Toda é um processo que traz esperança há inúmeros beneficiários do INSS que podem obter as vantagens de um novo cálculo para o seu salário.
No entanto, as novidades anunciadas pelo Governo Federal nos últimos meses assustaram esses brasileiros, que temiam perder a possibilidade de reajuste.
Contudo, no último mês, o Supremo Tribunal Federal anunciou sua decisão final para o processo de revisão dos benefícios.
Confira a seguir o que o STF anunciou e como você pode aumentar seu salário de aposentado do INSS.
Revisão da Vida Toda
No fim do ano passado, o Supremo Tribunal Federal aprovou a Revisão da Vida Toda, processo que busca revisar os benefícios concedidos pelo INSS para encontrar irregularidades nos pagamentos.
Isso porque, aqueles beneficiários que solicitarem o processo de revisão, poderão considerar contribuições anteriores a 1994, diferentemente de quando seu benefício foi liberado.
Leia mais: Revisão da vida toda: aposentados devem ter cuidado!
Anteriormente, só eram consideradas para o cálculo dos benefícios 80% das maiores contribuições somente a partir de 1994. Dessa forma, o salário de aposentados atualmente pode ser ajustado, considerando os novos valores nos cálculos.
Outro fator importante é que a Revisão da Vida Toda é um tema dotado de repercussão geral, e, portanto, qualquer tribunal brasileiro deve seguir a decisão tomada pelo Supremo Tribunal Federal.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
O pedido de suspensão da Revisão da Vida Toda pelo INSS
No entanto, recentemente, o INSS solicitou, através de uma petição, que o STF suspendesse as solicitações da Revisão da Vida Toda. Com isso, a entidade afirma que esse processo, além de demorado, exigiria mudanças no orçamento já organizado para o pagamento dos benefícios.
Leia mais: Como declarar INSS ao imposto de renda em 2023
O pedido foi feito enquanto ainda não existiam documentos oficiais quanto à Revisão da Vida Toda. Por isso, inúmeros beneficiários do INSS se perguntam como proceder atualmente com os processos de revisão de seus salários.
Como está a Revisão da Vida Toda atualmente
Em votação realizada este mês pelo STF, a decisão confirmada sobre a Revisão da Vida Toda garante que serão considerados para o cálculo dos benefícios, todas as contribuições da vida do cidadão solicitante, se assim for favorável para o valor final que será pago.
Leia mais: Quando será pago o 13º Salário dos aposentados?
Dessa forma, aqueles que recebiam salários mais altos antes de 1994, conseguem aumentar seu salário pago pelo INSS com o processo de Revisão da Vida Toda. Vale a pena lembrar que você pode solicitar a Revisão da Vida apenas se o seu benefício possui menos de 10 anos, e em data anterior a 12 de novembro de 2019.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!