Uma medida que causava muita expectativa nos segurados do INSS é a suspensão do pagamento de empréstimos. Com essa medida, quem contratou consignados não precisaria pagar as parcelas por 120 dias. A suspensão vai sair esse ano?
Em primeiro lugar, a suspensão dos empréstimos é uma emenda inclusa na Medida Provisória 1.106/2022. Essa MP é a que aumentou a margem dos empréstimos consignados em 5%. Ou seja, quem é segurado do INSS, quem recebe Benefício de Prestação Continuada- BPC/Loas e Auxílio Brasil.
Além de aumentar a margem para o empréstimo consignado, essa MP permitiu que BPC/Loas e Auxílio Brasil também retirassem o crédito, o que não era possível antes.
Essa MP ajudou muito, pois os segurados puderam retirar mais valores em empréstimo consignado e até, para muitos, foi a possibilidade de voltar a retirar consignados, já que alguns usaram toda a margem.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Portanto, com o aumento de margem, foi possível usar 35% do salário para contratar empréstimo consignado e 5% para o cartão de crédito. Antes da MP, era apenas 30% para empréstimo.
Uma MP tem validade de 120 dias, contando do dia de sua assinatura. Portanto, precisa passar por votação na Câmara dos Deputados, Senado e Presidência até o prazo de 15 de julho para que não deixe de valer. A boa notícia é que já passou pela votação na Câmara. Mas, afinal, como ficou a situação da emenda de suspensão dos empréstimos? Confira
O que é a suspensão dos empréstimos?
O Deputado Ricardo Silva incluiu uma emenda à MP 1.106/2022. Essa emenda solicitava a suspensão do pagamento das parcelas de empréstimos consignados por 120 dias. Essa medida beneficiaria qualquer pessoa com consignados contratados.
Mas, no dia 29 de junho, ocorreu a votação da MP no Plenário da Câmara dos Deputados, onde foi aprovada. Mas, a emenda para a suspensão dos empréstimos, infelizmente, não foi acatada. Certamente, é uma triste notícia, pois iria beneficiar muitas pessoas com dificuldades financeiras.
Apesar disso, a aprovação trouxe consigo muitas coisas boas. Para saber de todas as mudanças ocasionadas pela aprovação da MP na Câmara CLIQUE AQUI
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais
CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM DO BLOG!