Confira como conseguir sua aposentadoria pelo INSS com 45 anos e as regras que os solicitantes precisam observar. Acesse mais informações aqui:
A concessão da aposentadoria é um dos momentos mais esperado pelos segurados do INSS. Portanto, ao chegar ao 55 e 60 anos, buscam informações sobre visando garantir o recebimento do melhor benefício previdenciário.
Para esse caso, há 6 regras de transição que o contribuinte pode se encaixar. Mas afinal, é possível se aposentar com 45 anos? Siga acompanhando e fique por dentro de todas as informações!
O que é aposentadoria?
A aposentadoria é um dos benefícios previdenciários que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) oferece para os seus contribuintes. Desse modo, consiste no afastamento do trabalhador das suas atividades, passando a receber um salário de benefício por mês da Autarquia Federal.
Leia mais em seguida: FGTS Extraordinário: Veja Até Quando Pode Realizar O Saque De R$1 Mil Liberado Pela Caixa
Em geral, as aposentadorias do INSS exigem que o solicitante cumpra uma idade mínima para requerer o benefício. Bem como, comprovar a carência, o tempo de contribuição, entre outros critérios exigidos pela legislação.
Quais as regras para se aposentar com 55 a 60 anos?
Para se aposentar com 55 a 60 anos, há regras de transição que o solicitante precisa considerar antes de solicitar. Neste caso, ele precisa ter uma carência mínima cumprida de 180 meses (15 anos), mesmo período necessário cumprir em relação ao tempo de contribuição.
Leia mais: INSS: Posso Contribuir Retroativo E Recuperar Tempo Perdido Para Aposentadoria? Entenda
Vale destacar que no caso da aposentadoria por tempo de contribuição, não há grandes problemas quando se trata da carência. Isso porque, o segurado tem mais tempo do que se exige, trazendo maiores empecilhos na solicitação da aposentadoria por idade.
Abaixo, você vai poder conferir as regras de transição cabíveis para se aposentar entre 55 a 60 anos. Veja:
Regra da Aposentadoria Especial
Neste caso, mulheres e homens, podem solicitar observando o tempo que exerceram atividade especial. Além disso, o grau de exposição aos agentes nocivos à saúde e a pontuação mínima exigida.
Leia mais em seguida: CADÚNICO: Documentos Necessários Para Atualizar Cadastro E Não Perder Benefício; Confira
Regra da Aposentadoria por Idade
Agora, em 2022, mulheres e homens não se encaixam nesta espécie de aposentadoria.
Regra de Pontos
Na regra de pontos se encaixam os pontos que tenham 99 pontos e as mulheres com 89 pontos. Dessa forma, para chegar aos pontos que você possui, basta somar o tempo de contribuição e sua idade.
Leia mais: INSS: Aposentadorias Terão Valor Do Teto Corrigido Em 2023; Entenda
Regra da Idade Mínima Progressiva
Para solicitar a aposentadoria do INSS pela regra da idade mínima progressiva, as mulheres devem ter 57 anos e 6 meses e também 30 anos de contribuição junto ao órgão previdenciário.
Regra do Pedágio de 50%
A regra de pedágio de 50%, não exige idade mínima a ser cumprida por mulheres e homens. No entanto, precisava faltar menos de 2 anos de arrecadação antes da Reforma da Previdência de 2019.
Leia em seguida: SCORE SERASA: Veja Como Consultar Pelo CPF E Aumentar Sua Pontuação
Regra do Pedágio de 100%
Está regra, pode ser utilizada por homens com mais de 60 anos e mulheres que tenham mais de 57 anos. Mas, precisam cumprir o pedágio e ter o tempo mínimo de contribuição.
É possível se aposentar antes dos 45 anos?
Para quem começou a contribuir para o INSS antes da Reforma da Previdência de 2019, é possível. Contudo, até o dia 13 de novembro de 2019, data em que ocorreu a reforma, tenha 30 anos de contribuição no caso das mulheres e 35 anos no caso dos homens. Ou ainda, 25 anos consecutivos realizando atividade profissional em ambiente perigoso ou insalubre.
Leia mais: Como Se Aposentar Com 55 A 60 Anos Pelo INSS? Veja Agora
Portanto, aqueles que estão na faixa etária dos 40 anos, pode conseguir sua sonhada aposentadoria, se exerceu atividade insalubre ou atividade agrícola familiar em sua infância. Atividades que podem aumentar em torno de 20% a 40% o tempo de contribuição do segurado.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!