Em 2020 o Governo tomou várias medidas com o objetivo de diminuir os impactos causados pela COVID-19. Assim, uma delas foi a antecipação do 13° salário tanto em 2020 como 2021. Assim, em 2022 seguimos com consequências diretas da pandemia, inflação, guerra da Rússia e Ucrânia, e ano eleitoral. Com isso, novamente o 13° salário foi antecipado, sendo uma das medidas do Programa de Renda e Oportunidade do governo.
Assim, temos que o 13° salário: “Instituído em 1962, o 13º salário representa para o empregado brasileiro um alívio no orçamento doméstico e, por isso, é o mais aguardado dos salários. Devido a empregados com carteira assinada, aposentados, pensionistas e servidores, o benefício, também conhecido como gratificação natalina, deve ser pago pelo empregador em duas parcelas” segundo site da Justiça do Trabalho.
Então 30,5 milhões de segurados do INSS receberam o 13° salário. Com o objetivo de aliviar os reflexos econômicos citados acima que ainda afetam os brasileiros em 2022. Assim, tivemos R$56,7 bilhões injetados na economia aproximadamente para o pagamento do abono salarial. Além disso, alguns beneficiários receberão parcela única do benefício! Entenda lendo o texto abaixo.
Leia em seguida: INSS: valores liberados pela Justiça por conta do processo – saiba mais
Como posso saber se recebo o 13° salário?
Aqueles que recebem aposentadoria, auxílio doença, pensão por morte, auxílio reclusão e auxílio doença receberam o 13° salário. Assim, duas parcelas aos que recebem os benefícios desde janeiro já foram pagas! Então, a primeira parcela representou 50% do valor do benefício. Já na segunda, os 50% restante, retirado o Imposto de Renda se for o caso do pagamento do mesmo.
Leia em seguida: Greve do INSS: encerrada – veja como reagendar
Então hoje teve o último pagamento. Há também aqueles que não tem o direito do 13° salário. Assim, quem no começo do ano adiantou o 13° salário pelos bancos que recebem o benefício não terão direito à antecipação de agora, pois já receberam o valor e terá de pagar este com juros para receber o atual. Os beneficiários do BPC/LOAS também não recebem. Isso porque já possuem um benefício com tom assistencial.
Por fim, há quem só começará a receber o benefício após maio! Neste caso, receberá uma parcela única em novembro, proporcional aos meses em que o beneficiário recebeu o benefício!
E quando são as datas do 13° salário em parcela única?
As datas são a partir de novembro conforme calendário abaixo:

Como consultar o Benefício do INSS ?
Para consultar o seu benefício do INSS online você pode acessar o site ou aplicativo, confira:
- Pelo site, acesse o link a seguir: Meu INSS;
- Pelo aplicativo Meu INSS disponível para celulares Android e iOS, é só baixar no celular;
Portanto, você não precisa mais ir para uma agência do INSS para fazer a consulta, o acesso remoto facilita muito, aproveite.
Assim, receba nossas notícias de forma gratuita! Então nos siga em nossas redes sociais:
ENTÃO CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM DO BLOG!
EM SEGUIDA CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK DO BLOG!
Dica extra: tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias! Clique aqui, se inscreva e então se preferir, assista!