No dia 18 de abril, informou-se pela própria instituição o vazamento PIX Banco Central. Nesse sentido, de acordo com a instituição, cerca de 3 mil chaves foram vazadas devido a uma falha no sistema. Veja a seguir o que aconteceu e quem são as pessoas afetadas. Leia como isso impacta os beneficiários.
Vazamento PIX Banco Central- o que aconteceu
Nesta quinta-feira, 18 de abril, o Banco Central informou o vazamento de 3 mil chaves do PIX. Nesse sentido, de acordo com a instituição, as chaves vazadas são de clientes do Banco do Estado do Pará (Banpará) que foram expostos em razão de uma falha técnica no sistema da instituição.
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No entanto, de acordo com o BC, nenhum desses dados se tratava de informação sensível, como senhas, saldos ou estrato de transações.
“As informações obtidas são de natureza cadastral, que não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras”, explicou o Banco Central em nota. Destaca-se também que, a instituição já abriu investigação para identificar as causas da falha e aplicar sanções, se encontrar irregularidades.
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No entanto, é bom lembrar que, não é a primeira vez que isso acontece, visto que, desde o lançamento do PIX em 2020, os dados dos brasileiros já foram vazados mais de oito vezes. Inclusive, em março deste ano, 46 mil clientes da Fidúcia Sociedade de Crédito ao Microempreendedor e à Empresa de Pequeno Porte Limitada (Fidúcia) tiveram informações vazadas.
E além disso, já tivemos também dados vazados pelo Serasa. No entanto, em todos os casos foram vazados apenas dados de cadastro.
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Como saber se meus dados foram vazados?
Depois de tudo o que foi exposto, provavelmente você deve estar se perguntando como saber se os seus dados foram vazados. No entanto, de acordo com a instituição, todos os clientes que tiveram os dados vazados vão ser notificados pelo aplicativo do banco ou pelo internet banking.
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“Nem o BC nem as instituições participantes usarão quaisquer outros meios de comunicação aos usuários afetados, tais como aplicativos de mensagem, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail”, afirmou o Banco Central em nota.
Existe uma dúvida comum também entre os afetados que diz respeito a indenização. No entanto, isso vai depender da situação em particular de cada pessoa, e ai sim, entrar em contato com um advogado Especialista na área, para fazer valer os seus direitos. E qualquer nova atualização a respeito, traremos em primeira mão na João Financeira.
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