O Tribunal de Barcelona, na Espanha, emitiu uma sentença condenatória contra o jogador de futebol Daniel Alves, impondo-lhe uma pena de quatro anos e seis meses de reclusão por agressão sexual contra uma mulher de 23 anos em uma casa noturna da cidade.
Após o cumprimento da pena, será submetido a um período de cinco anos de liberdade condicional, durante o qual será proibido de contatar ou se aproximar da vítima.
O incidente ocorreu em dezembro de 2022, logo após sua participação na Copa do Mundo no Catar com a equipe nacional brasileira. A juíza Isabel Delgado Pérez proferiu a decisão em 22 de janeiro, com a possibilidade de apelação.
CLIQUE AQUI e receba nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp.
Daniel Alves Condenado por Estupro: Tribunal emite sentença após investigação
Durante a sessão no tribunal, Daniel Alves chegou por volta das 10h (horário local, equivalente a 6h no Horário de Brasília). Além dele, estavam presentes durante a leitura da sentença Ester García, advogada da vítima, Inés Guardiola, responsável pela defesa de Daniel Alves, e a promotora Elisabet Jiménez.
Os magistrados concluíram que o jogador “agarrou abruptamente a denunciante, a atirou ao chão e, impedindo-a de se mexer, a penetrou pela vagina”, considerando a falta de consentimento e o uso de violência.
A resolução também destacou que “para caracterizar agressão sexual, não é necessário que haja lesões físicas ou provas de oposição por parte da vítima à relação sexual”, ressaltando que “no presente caso, há evidências de lesões na vítima, indicando claramente a existência de violência para forçar sua vontade, seguida de acesso carnal confirmado pelo acusado”.
Leia Mais: Dino vai tomar posse no STF HOJE (22) – Confira suas ações antes de assumir o cargo
Tribunal determina pena de prisão
Após examinar o testemunho da vítima e outras evidências apresentadas, o tribunal chegou à conclusão de que a acusação era fundamentada.
A coerência e a persistência da denunciante ao longo da investigação foram aspectos decisivos para os juízes. Além disso, houve apoio suficiente de outras fontes para validar o relato da vítima sobre a relação sexual não consensual.
Daniel Alves, que mantém sua inocência, permaneceu sob custódia preventiva por 13 meses e continuará detido durante o processo de apelação.
O julgamento de Daniel Alves durou três dias, encerrando-se em 7 de fevereiro.
Durante o julgamento, Daniel Alves demonstrou emoções intensas, alegando estar sob o efeito do álcool, mas negou que a relação tenha sido coercitiva.
Leia Mais: Sabrina Sato confirma romance com Nicolas Prattes
Desdobramentos no Caso Daniel Alves
A defesa de Daniel Alves tentou argumentar que ele estava sob o efeito do álcool no momento do incidente, buscando uma possível redução de sua sentença.
Entretanto, o tribunal descartou tal alegação, enfatizando a falta de evidências que demonstrassem o impacto do álcool em suas faculdades mentais.
O Ministério Público espanhol pediu uma pena de nove anos de prisão, embora se esperasse uma condenação de até seis anos.
Como parte de um acordo com a Justiça, a defesa fez um pagamento de 150 mil euros para mitigar a pena e assumiu os custos do processo.
Durante seu período de detenção, Daniel Alves mudou sua versão dos acontecimentos várias vezes, e seus pedidos de liberdade foram rejeitados, com preocupações da Justiça sobre possíveis tentativas de fuga.
Recentemente, surgiram relatos de que ele teria planejado fugir para o Brasil, enquanto seu estado emocional preocupava as autoridades locais, resultando em medidas preventivas contra o suicídio na prisão.
Leia Mais: Kung Fu Panda 4 tem lançamento marcado e ganha novo pôster
O Caso Daniel Alves: A Denúncia e as Reviravoltas
Em 31 de dezembro de 2022, a mídia espanhola trouxe à tona a denúncia contra Daniel Alves, acusado de agressão sexual a uma jovem na boate Sutton, em Barcelona, na noite anterior.
Enquanto estava no México para a temporada de 2023 com o Pumas, o jogador brasileiro decidiu retornar voluntariamente a Barcelona com sua esposa, Joana Sanz, para prestar depoimento pela primeira vez.
Inicialmente, ele negou ter qualquer conhecimento da mulher que o acusava. Porém, devido a inconsistências em seus relatos à Justiça e ao risco de fuga do país, a juíza Maria Concepción Canton Martín ordenou sua prisão em 20 de janeiro.
Daniel Alves foi detido no Centro Penitenciário Brians 2, e o Pumas anunciou sua demissão após a prisão.
Leia Mais: Novidade no INSS: Governo vai antecipar 13º Salário em 2024? Confira Agora!
Veja também: URGENTE: GOVERNO confirmou AUMENTO para aposentados!
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!