De ano em ano, a prova de vida INSS 2023 é realizada para comprovar que dependentes da Previdência Social continuam vivos para receber os valores devidos. Todavia, em 2023, a prova de vida passou a ser totalmente realizada pelo próprio instituto, trazendo menos burocracia para os segurados.
Em vista disso, a transparência, rapidez, e segurança passaram a ser as principais características na realização do procedimento. Inclusive, o número de fraudes encontradas no sistema da Previdência Social também reduziram bastante.
Nesse ínterim, leia o artigo a seguir para saber quais são as mudanças trazidas para 2023. Confira!
Entenda as mudanças trazidas pela prova de vida INSS 2023

De forma sucinta, a prova de vida INSS 2023 é um procedimento realizado, todos os anos, para comprovar que o aposentado, pensionista ou outro beneficiário está vivo e, portanto, deve continuar recebendo os valores devidos.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Em contrapartida, em 2023, o INSS passou a realizar a prova de vida. Inclusive, o INSS passou a utilizar um sistema de comparação de informações em diferentes bancos de dados, viabilizando a permanência dos aposentados em suas casas.
Em suma, esse sistema de comparação de informações irá reunir diversas ações da pessoa, registradas ao longo do ano, nos diferentes bancos de dados dos parceiros. Por exemplo, se o aposentado tomou a vacina para gripe disponibiliza pelo SUS.
Leia mais: VITÓRIA PARA TODOS: INSS muda IDADE PARA SE APOSENTAR – Confira agora a nova FAIXA
Por conseguinte, para saber se o INSS realizou a prova de vida, o dependente pode acessar o aplicativo ou plataforma do Meu INSS, ou ligar para o telefone 135 e verificar a data da última confirmação de vida feita pelo instituto.
E o mês de aniversário do dependente continua sendo a data da prova de vida INSS?
De antemão, a contar da data de aniversário do dependente, o INSS terá o prazo de 10 meses para realizar a prova de vida. No entanto, se não conseguir reunir todas as informações necessárias, o dependente ainda terá mais 60 dias para comprovar a vida.
Leia em seguida: Diga adeus às dívidas com a plataforma Caminho da Riqueza – Saiba como aderir!
Entenda o que acontece se a pessoa não comprovar a vida no prazo de 60 dias
Em síntese, no Direito Brasileiro, está resguardado os princípios do Contraditório e da Ampla Defesa. Por esses princípios, o beneficiário terá o direito de ter conhecimento através do contraditório, razões postas contra ele e também de mostrar suas razões através da ampla defesa.
Nesse sentido, em se tratando da prova de vida INSS 2023, se a pessoa não comprovar a vida no prazo de 60 dias, o INSS irá programar de forma automática uma pesquisa externa, que será realizada por um servidor do instituto para localizar o beneficiário.
Leia em seguida: CUIDADO: INSS confirma Suspensão de Aposentadorias – Saiba o que fazer
Na prática, o servidor do INSS irá pessoal até o local onde o segurado reside. Daí também a importância de manter os dados atualizados no sistema da Previdência Social, principalmente o endereço residencial para ser localizado.
Leia mais: VITÓRIA PARA TODOS: INSS muda IDADE PARA SE APOSENTAR – Confira agora a nova FAIXA
Em contrapartida, se o segurado não for identificado, o benefício poderá ser suspenso ou cancelado. Na pior da hipótese, caso uma fraude seja identificada, o segurado ou os responsáveis pela permanência do benefício, mesmo com o falecimento do segurado, podem responder na Justiça.
INSS realizou a prova de vida 2023, porém meu benefício foi suspenso. E agora?
Existem situações raras em que o INSS realiza a prova de vida, no entanto, o benefício é suspenso sem fundadas razões. Nestes casos, o beneficiário precisa entrar em contato com o INSS de imediato para entender o que aconteceu, se foi apenas um erro no sistema.
Leia em seguida: CUIDADO: INSS confirma Suspensão de Aposentadorias – Saiba o que fazer
Nesse sentido, se for apenas um erro no sistema do INSS, o instituto irá tomar todas as providências para saná-lo. E se isso trouxer prejuízos ao segurado, o INSS tem o dever de fazer o pagamento de todos os valores devidos, inclusive, retroativos.
Enfim, depois de tudo que vimos até aqui, ficou claro sobre a importância da prova de vida INSS 2023. Todavia, restando dúvidas a respeito dos aposentados e pensionistas da Previdência Social, continue no Jornal JF.
Veja também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!