É muito importante que você saiba como fazer a prova de vida do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para facilitar a sua rotina, caso você seja um aposentado ou pensionista.
Outra coisa que pode facilitar muito a sua vida é fazer tudo isso de forma digital, desse modo, você vai economizar muito tempo não tendo que ir a agência presenciais.
Essa é uma inovação que ajuda mais de 53 milhões de beneficiários. Até porque todos podem usar o aplicativo ou site Meu INSS, para fazer esse tipo de aprovação e muitos outros serviços.
A prova de vida é muito importante para que você mantenha a sua comprovação sempre atualizado, desse modo, você não vai ter nenhum transtorno com os órgãos previdenciários.
Entenda melhor no texto abaixo como fazer a prova de vida da forma correta para não ter problemas no futuro!
Ative agora as notificações do Blog da João Financeira, assim você fica por dentro de todas as últimas notícias sobre o INSS. Garanta ficar por dentro de todos os seus direitos!
Leia em seguida: Novo projeto do benefício em dobro! Bom demais!
Como faço esse documento?
Como já foi dito anteriormente, a prova de vida é um documento muito importante usado pelos beneficiários para provar que estão vivos. Ou seja, o principal objetivo desse documento é evitar fraudes e que as pessoas recebam valores errados.
Veja abaixo o que você precisa ter para fazer a prova de vida do INSS:
- Ter o aplicativo do órgão previdenciário;
- Logar com os mesmos dados do Gov.br;
- Ir até prova de vida;
- Autentique a prova de vida;
- Informe seus dados;
- Tire uma foto frontal;
- Confirme a prova de vida do INSS.
Se tiver alguma duvida você pode ligar na central de atendimentos pelo numero 135, de segunda-feira a sexta-feira.
A prova de vida é um documento obrigatório?
No ano de 2022 fazer a prova de vida do INSS não é necessário. Isso acontece porque o ministro do trabalho e previdência, Onyx Lorenzoni, assinou uma emenda que altera essa regra. Desse modo, aposentados e pensionistas não tem mais essa obrigação.
Para ficar mais claro, atualmente, essa prova de vida pode ser feita por meio de cruzamentos de dados entre as plataformas do governo. Ou seja, esse cruzamento já é o suficiente para comprovar se o segurado está vivo ou não.
No entanto, isso vai acontecer somente se, nos meses posteriores ao seu aniversário, ele realizar algum registro em bases de dados da autarquia. Serão usados os seguintes registros:
- Voto em eleição;
- Registro de transferência de bens;
- Vacinação;
- Consulta no Sistema Único de Saúde;
- Renovação de documentos como RG, passaporte e CNH.
Gostou das informações sobre a prova de vida do INSS? Então não deixe de conferir os links abaixo:
ENTÃO CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM DO BLOG!
EM SEGUIDA CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK DO BLOG!
Dica extra: tenha todas as informações sobre o INSS e de forma rápida sem precisar ler as notícias e mais: clique aqui, se inscreva e então se preferir, assista!
Leia mais: Aposentados tem dinheiro liberado com novo aumento de margem