Você sabe o que são valores perdidos? Veja aqui sobre a nova consulta de valores perdidos no banco central! Confira!
Confira aqui como realizar a nova consulta dos valores perdidos no banco central, liberados para diversos brasileiros!
Nova fase de resgate dos valores perdidos
O resgate dos valores perdidos do banco central foi um grande sucesso em sua primeira ocorrência. Desde então, milhares de brasileiros aguardam a segunda fase de resgate dos valores.
Entretanto a consulta está extremamente atrasada, isso pois a data estabelecida para a segunda fase do resgate e consulta deveria ter começado no dia 2 de maio, porém acabou sendo remarcada pois a data coincidiu com a greve dos servidores do banco central.
Segundo o Banco Central, mais de 8 bilhões de reais ainda poderiam se liberar para os brasileiros em valores esquecidos em contas do banco central.
O Banco Central afirmou que, ao todo existiam cerca de R$8 bilhões “esquecidos” nos bancos e instituições financeiras. Dessa forma a consulta valores a receber deve ser feita em duas partes.
O SVR (Sistema de valores a receber) já liberou quase 4 bilhões de reais para saque, entretanto apenas uma pequena parte deste valor acabou resgatado, o que disponibilizaria esses valores para novos saques.
O que são os valores esquecidos?
A fonte dos valores esquecidos não é uma só, podendo variar entre contas correntes esquecidas, valores cobrados de maneira indevida e posteriormente retornados, também de cotas de capital relacionados a sobras líquidas de associado das cooperativas de crédito ou consórcios retornados.
Leia mais: LIBERADO! Novo cartão benefício já pode ser solicitado por aposentados, pensionistas e BPC
A segunda fase da consulta dos valores esquecidos em contas do banco central também prevê retornar valores das seguintes fontes:
- Cobranças indevidas de tarifas ou obrigações de crédito não previstas em termo de compromisso;
- Contas de pagamento pré-pagas e pós-pagas encerradas e com saldo disponível; e
- Contas encerradas em corretoras e distribuidoras de títulos e valores mobiliários.
SVR (Sistema de valores a receber) para valores perdidos
O SVR, sistema de valores a receber, trata-se de um serviço liberado pelo banco central que permite a consulta de dinheiro esquecido em contas de bancos, de diversas fontes.
Assim, caso constem os valores em conta, o sistema permite o resgate e consulta.
Leia mais: INSS: Idosos vão receber o décimo quarto salário; veja quando será pago
As novas datas do SVR ainda não liberaram-se, entretanto a segunda fase das consultas deve ocorrer em breve, porém o banco central ainda não liberou as datas.
Quem tem direito de usar o SVR?
Pessoa física ou Jurídica que acredite ter valores esquecidos poderão utilizar do novo sistema para fazer a checagem e o saque desses valores.
Veja agora! INSS divulga as datas de pagamento: Valores serão liberados esse mês
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o mundo dos aposentados e pensionistas! Clique no link e saiba mais.
Saque de cotas esquecidas na caixa é liberada para trabalhadores