Recentemente o Governo Federal analisou que existem mais de 21 milhões de beneficiários do auxílio Brasil. Com essa alta quantidade de pagamentos, a administração instaurou um novo conjunto de regras para dar um pente fino no programa. Dessa forma, as pessoas precisam saber quais são as novas regras para não perder auxílio Brasil.
Sendo assim, confira agora as regras para não perder auxílio Brasil e continuar recebendo os seus pagamentos. Saiba tudo!
Quais são as novas regras para não perder auxílio Brasil?
Muito comum em pagamentos de benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), essa espécie de pente fino do auxílio Brasil tem o objetivo de verificar quem realmente tem direito a receber os valores. Dessa forma, além de evitar pagamentos indevidos, o Governo Federal também abre espaço para famílias que realmente precisam dos valores.
Nesse sentido, as principais regras para não perder auxílio Brasil são as seguintes:
- Famílias que estão em situação de vulnerabilidade social e por isso encontram-se na linha econômica da pobreza ou da extrema pobreza;
- Famílias que têm cadastro atualizado e completo no CadÚnico e que já recebiam pagamentos do antigo programa de renda, o Bolsa Família;
- Famílias que, mesmo com cadastro atualizado, não recebiam os pagamento vão para a lista reserva.
Leia mais:INSS divulga: Aposentados recebem 2 pagamentos em outubro
Lembrando que para estar na linha de extrema pobreza é necessário que a unidade familiar esteja com uma renda per capita de até R$105 ao mês. Já para a linha de pobreza esse valor é de no máximo R$210, desde que haja um dos seguintes casos nos componentes familiares:
- Crianças
- Gestantes
- Adolescentes
- Jovens entre 0 a 21 anos de idade incompletos
- Mães que ainda estão em processo de amamentação
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp

Como entrar no programa novas regras para não perder auxílio Brasil?
Além de se enquadrar nos requisitos que citamos acima, o cadastramento nas bases de dados do governo e do próprio Programa Auxílio Brasil é o principal requisito e não mudou mesmo com as novas regras para não perder auxílio Brasil. Assim, as pessoas que ainda não estão cadastradas precisam recorrer aos responsáveis pelo cadastro no município.
Ademais, esse cadastro inicial tanto no CadÚnico como no programa de renda acontece no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS). Lembre também de manter os dados atualizados constantemente, informando qualquer mudança de endereço, telefone de contato e composição da sua família, como: nascimento, morte, casamento, separação e adoção.
Leia mais: CADÚNICO 2023: Quem pode fazer inscrição? Confira
Por último, mas não menos importante, tenha sempre em mente que o cadastro não implica na entrada imediata no programa, pois isso é o Ministério da Cidadania que controla. Portanto, a cada mês o governo opera entradas de famílias no programa.
Como sacar seu auxílio Brasil?
A Caixa Econômica, banco que administra os pagamentos do programa, abre uma conta poupança social digital em nome de todos os responsáveis automaticamente. Assim, não é necessário levar documentação, enfrentar filas e nem nada disso
Para sacar os valores todos devem acessar a conta através do aplicativo Caixa Tem e realizar as operações que desejarem. É possível fazer compras com o cartão de débito virtual, pagamento de boletos, contas de água, luz e telefone, fazer transferências, saques sem cartão nos caixas eletrônicos e nas lotéricas.
O beneficiário do Auxílio Brasil também pode utilizar o Cartão Social para saque da conta Poupança Social Digital nos terminais de autoatendimento ou nas unidades lotéricas.
Leia mais: Como faço para fazer um cartão de crédito? Aprenda como solicitar
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o FGTS. Clique no link e saiba mais.
Caixa autoriza saque do FGTS por familiares falecidos; Entenda como funciona
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!