E a João Financeira mais uma vez traz boas notícias para você, aposentado ou pensionista do INSS, que busca melhorar sua vida financeira. Por isso, vamos te contar hoje, quais são os 2 novos aumentos de salário já aprovados. Confira:
Novo reajuste de salário mínimo do INSS 2023: saiba qual o valor
Desde o período eleitoral em 2022, os aposentados e outros segurados do INSS, além dos brasileiros em geral, estão apreensivos quanto ao novo valor do salário mínimo para 2023. Nesse período, o presidente Lula teria prometido um valor de R$1320, porém o ano se iniciou e a promessa não foi cumprida!
Do contrário, o valor seguirá sendo de R$1302, definido pelo então ex-presidente Jair Bolsonaro, ainda em 2022. Na época, o governo de Bolsonaro afirmou não ser possível um aumento maior que esse, devido a questões econômicas, justamente a mesma razão para o atraso no governo Lula!
Dessa forma, a partir do dia 25 de janeiro, os segurados do INSS que recebem um salário mínimo podem esperar esse valor em conta!
Entenda sobre a revisão da vida toda do INSS
Em primeiro lugar, podem fazer a revisão da vida toda do INSS aqueles que se aposentaram antes de 13 de novembro de 2019. Ou seja, aqueles que podem pedir pela revisão da vida toda são as pessoas que se aposentaram entre 1999 e 12 de novembro de 2019.
Leia mais: Notícia quente: Aposentado pode ter IPTU zerado; veja como solicitar
No entanto, o aposentado só poderá solicitar a revisão do INSS se tiver recebido a primeira aposentadoria há no máximo 10 anos. Exceto se você entrou com a ação judicial para revisão antes de completar os 10 anos de recebimento, mesmo que o processo tenha sido suspenso pela espera do julgamento, você ainda tem direito à revisão.
Entretanto, vale destacar que, o único beneficiário da previdência do INSS que não entra na revisão da vida toda STF é quem recebe o salário maternidade.
Em se tratando da revisão da vida toda, o INSS deve fazer o cálculo de todos os benefícios dos segurados após 1999, deixou de incluir os valores recolhidos pelos segurados antes de 1994. Isto porque, antes da implementação do Plano Real, a moeda brasileira era o cruzeiro.
Leia mais: Novidades no 14° Salário dos Aposentados: Esteja Por Dentro Aqui
Em resumo, se o INSS fosse incluir todos os valores contribuídos antes de 1994, deveria converter o cruzeiro em real. Entretanto, a opção definida foi deixar de incluir os anos de contribuição antes da implementação do plano real. Logo, o cálculo foi considerado injusto por não englobar todo o período contributivo do segurado.
Dessa forma, a revisão da vida toda é uma forma de englobar nos cálculos da aposentadoria todo o período que o segurado contribuiu com o INSS. Em resumo, as chances de o valor da aposentadoria aumentar são muito altos.
Leia mais: Aumento do salário mínimo ADIADO! Confira detalhes aqui
Veja também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, assim nos siga em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha então todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.