Atenção, aposentados e pensionistas do INSS! As mudanças sobre a prova de vida INSS 2023 foram anunciadas. Então, até 31 de dezembro de 2022 o procedimento foi opcional, portanto significa que apenas aqueles que desejam, precisam realizar a comprovação neste período. Quem não fizer não terá o seu salário suspenso ou cancelado.
Existem mais de 36 milhões de pessoas com direito ao pagamento vindo da Previdência Social. Alguns têm acesso a um benefício vitalício e, portanto, precisam fazer esse procedimento. Afinal, é por meio deste dele que fica garantido que o cidadão continua ativo e deve receber o salário.
Mas para o próximo ano tem mudança. Então, continue acompanhando para saber como fazer a prova de vida INSS 2023.
Prova de vida INSS 2023: quem precisa fazer?
Para evitar fraudes e garantir que o pagamento do benefício continue sendo feito, existe um grupo específico que precisa realizar a prova de vida INSS 2023. Afinal, o procedimento faz parte das regras que garantem o acesso mensal ao salário da Previdência.
Os beneficiários que devem realizar a prova de vida são:

Leia mais: Pagamento do 14º salário teve mudanças e o pagamento vai atrasar
- Aposentados;
- Pensionistas quando o salário for pago em período acima de 1 ano;
- Para quem recebe benefícios do INSS por meio de conta corrente, poupança ou cartão magnético.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Regras prova de vida INSS 2023
De acordo com informações da Previdência Social, a partir de janeiro de 2023 serão alteradas as regras da prova de vida do INSS.
Leia mais: Suspensão do empréstimo consignado foi liberada? Veja agora as últimas notícias
Agora passa a ser responsabilidade do próprio Instituto descobrir se o cidadão continua vivo e ativo. Portanto, será feito o cruzamento de dados com outras plataformas do governo.
O objetivo é conferir em sistemas públicos se o cidadão realizou algum tipo de cadastro. Bem como se compareceu em locais em que somente ele poderia estar presente. Contudo, esta será uma maneira de comprovar a vida, e dispensar a realização da prova de vida INSS 2023 on-line ou presencial.
Sendo assim, o governo pretende usar informações como:
- Registros de vacinação;
- Consultas no Sistemas Único de Saúde (SUS);
- Comprovantes de votação nas eleições;
- Emissão de passaportes, carteiras de identidade ou de motorista, entre outros.
No entanto, se não for possível reconhecer o segurado neste tipo de plataforma, então o cidadão deve ser avisado por meio do envio de uma carta de notificação. Mas somente neste caso ele deverá realizar a prova de vida INSS 2023, dando preferência pelo método on-line .
Prova de vida on-line
Em 2023, a prova de vida INSS será preferencialmente on-line. Portanto, fica a critério do cidadão realizá-la. No entanto, caso não seja encontrado pela Previdência Social, o segurado deve cumprir obrigatoriamente o processo de comprovação usando o site ou aplicativo Meu INSS.
Leia mais: SAIU AGORA: Bolsonaro aprova Margem Social? Até R$20 mil será liberado para aposentados
Portanto, será feito o reconhecimento por biometria ou facial do aposentado ou pensionista. O procedimento é bem simples, mas exige a criação de login nos portais citados. Confira como fazer a prova de vida INSS 2023 on-line no passo a passo:
- Acesse o site ou aplicativo do Meu INSS e faça login com dados do Gov.br;
- Vá até o menu de serviços e escolha “Outros serviços”.
- Agora, clique em “Prova de vida”;
- Em seguida, será necessário seguir as orientações da página para que seja feito o reconhecimento facial ou por biometria.
Mas caso o beneficiário não consiga, ele deve ligar no número 135 e agendar o comparecimento em uma das agências da Previdência Social.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.