Desde o mês de abril deste ano, o sistema valores a receber está suspenso. Isso devido a várias inconstâncias dentro do próprio sistema do Banco Central, além de outros problemas que fizeram com que os acessos fossem suspensos por tempo indeterminado.
Nesse sentido, a segunda fase da consulta que era para ter ocorrido no dia 2 de maio acabou prejudicada pela greve dos servidores do Banco Central!
Portanto, para entender melhor sobre o assunto, leia até o final!
De que se trata o sistema de valores a receber?
Esse sistema, nada mais é que, uma liberação de valores do Banco Central em que milhões de brasileiros poderão sacar valores esquecidos em contas, provenientes de fontes como contas-correntes e poupança finalizadas.
Em abril encerrou-se o prazo final para saques da primeira fase do sistema valores esquecidos nas instituições financeiras. No entanto, o Banco Central prometeu novos valores a serem liberados na segunda fase do sistema.
E além disso, vale destacar que mais de 245 milhões de reais foram resgatados na primeira fase do programa, isso entre pessoas físicas e jurídicas.
E ainda, de acordo com o Banco Central, mesmo que ainda não haja uma data para a segunda etapa do processo, quem não realizou o saque pode ficar tranquilo pois os valores continuarão em sua conta. No entanto, quem não encontrou verbas na primeira etapa, poderá encontrar na segunda!
De onde vem as verbas do sistema valores a receber do Banco Central?

Para entender melhor sobre essa verba, é fundamental entender de onde ela vem. Nisso, os recursos são provenientes de contas-correntes ou de poupança finalizadas. E ainda, tarifas e parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente.
Para finalizar, cotas de capital e rateio de sobras líquidas de beneficiários e participantes de cooperativas de crédito e recursos não procurados relativos a grupos de consórcio já encerrados.
Leia mais: Recebe aposentadoria? Você pode ter dinheiro esquecido para receber e nem sabe! Confira
Veja sobre a segunda fase das consultas
Na segunda fase das consultas do sistema valores a receber, o Banco Central afirmou que o sistema passará por atualizações. Nisso, você não precisará mais realizar o agendamento das consultas, ou seja, poderá solicitar o resgate dos valores logo na primeira consulta.
E além disso, novas informações estão sendo repassadas pelos bancos. Dessa forma, se na última consulta você não possuía valores a receber, nessa nova consulta, poderá possuir.
Leia Mais: INSS: Justiça anuncia pagamento EXTRA para alguns aposentados; Veja quem recebe
Nova data para a consulta de valores a receber
Infelizmente, ainda não há uma uma data específica para a liberação dos valores. Nesse sentido, aguarde as atualizações aqui na João Financeira para ficar por dentro das próximas notícias em primeira mão sobre o sistema do Banco Central!
Leia mais: 14º Salário INSS 2022 para aposentados e pensionistas: Confira as últimas notícias
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o mundo dos aposentados e pensionistas! Clique no link e saiba mais.
14 salário aprovado em duas comissões: Confira as últimas notícias
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!