Especialmente em razão das eleições gerais de 2022, esse ano está sendo um furacão de polêmicas na política nacional e agora a novidade é o pedido de impeachment ministro da defesa. Nesse sentido, há dois dias o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça foi nomeado, por sorteio, relator desse pedido contra o General Paulo Sérgio Nogueira.
Sendo assim, venha conferir como isso aconteceu e quais são as principais notícias sobre o impeachment ministro da defesa!
Ministro do STF é relator do impeachment ministro da defesa
O cenário político do Brasil após o resultado das eleições do dia 30 de outubro está um verdadeiro ninho de polêmicas e agora a novidade é sobre o impeachment ministro da defesa. Assim, o pedido é de responsabilidade de um grupo de advogados que falam em crime de responsabilidade por parte do atual ministro, General Paulo Sérgio Nogueira.
Leia mais: Empréstimo Auxílio Brasil volta a ser liberado
De acordo com a petição, alega-se crime de responsabilidade após as forças armadas divulgarem o relatório que confirma os dados da eleição, mas “não exclui a possibilidade da existência de fraude” no sistema eleitoral.
“Ainda que tenha se afirmado, de forma ambígua, que não havia sido apontada nenhuma fraude, o objetivo era claro sendo sentido nas ruas, inflamando vários protestos de caráter golpista país afora”, diz o documento dos advogados.
Nesse sentido, o Supremo Tribunal Federal (STF) realizou um sorteio para decidir qual ministro seria o relator dessa ação e a bola da vez está com André Mendonça, indicação do atual presidente Jair Bolsonaro.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Veja também:
O que está em julgamento no impeachment ministro da defesa?
De acordo com o documento dos advogados para o Supremo, a intenção é de que o cargo do ministro da defesa, Paulo Sérgio Nogueira, seja cassado. Além disso, somado ao impeachment, há o pedido de que a polícia opere ações de busca e apreensão no gabinete e na residência de Nogueira.
Com isso, o objetivo é buscar provas de que o ministro da defesa estaria envolvido em atos de “atentado à democracia brasileira”. Contudo, esse é um processo que demanda tempo e não há previsão para um resultado, seja ele qual for.
Leia mais: Concurso Prefeitura de SP: Confira todas as informações!
Confira o que diz um trecho da ação:
“Essa hostilização leviana contra o trabalho desempenhado pelo Tribunal Superior Eleitoral configura crime de responsabilidade contra os direitos políticos. Infelizmente, não é de hoje que integrantes do comando das Forças Armadas Brasileiras colocam em dúvida o sistema eleitoral brasileiro, base da democracia do país”.
Outras polêmicas após as eleições
Não é novidade que após a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no dia 30, uma série de protestos se desencadeou no país. Nesse sentido, o movimento começou com os caminhoneiros, que bloquearam diversas rodovias importantes, e continuou com outras camadas da população.
Leia mais: Você poderá perder seu benefício por causa de perícia médica; FIQUE ATENTO!
No geral, o grupo de advogados deseja que o Supremo Tribunal Federal enquadre o presidente Jair Bolsonaro e os comandantes das forças armadas. Assim, o objetivo é entender sobre um possível envolvimento dessas duas partes com a realização dos protestos que estamos acompanhando constantemente no país.
Leia mais: Quando começa a BLACK FRIDAY 2022?
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS. Clique no link e saiba mais.
URGENTE: Veja o que mudará nas aposentadorias do INSS em 2023
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!