Ânimos aflorados após as eleições de 2022 resultaram no pedido de impeachment do ministro da defesa. Saiba aqui quem pediu!
Relator do impeachment é um ministro do STF, visando assim impedir a continuação do ministro General Paulo Sérgio Nogueira no cargo.
Impeachment do Ministro da Defesa
Segue instaurado no Brasil, mais de 20 dias após as eleições presidenciais de 30 de outubro, um clima nada amigável em diversos âmbitos, preocupando assim a população.
Enquanto isso foi protocolado um pedido de impeachment contra o General Paulo Sérgio Nogueira, Ministro da Defesa, por um suposto crime de responsabilidade.
Leia mais: Empréstimo Auxílio Brasil volta a ser liberado
Segundo a acusação, houve crime de responsabilidade na liberação do relatório das forças armadas que, apesar de não encontrar índices de fraude, emitiu a linha ”não exclui a possibilidade da existência de fraude”, legitimando assim manifestações antidemocráticas no país.
“Ainda que tenha se afirmado, de forma ambígua, que não havia sido apontada nenhuma fraude, o objetivo era claro sendo sentido nas ruas, inflamando vários protestos de caráter golpista país afora”, diz a acusação.
O Supremo Tribunal Federal realizou então um sorteio, tendo este o objetivo de definir o Ministro responsável por agir como relator da ação, tendo selecionado André Mendonça, ministro indicado ao cargo pelo presidente Jair Bolsonaro.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Ministro poderá ser cassado e investigado pela polícia
O objetivo principal do pedido de impeachment é cassar o cargo do Ministro da Defesa, Paulo Sério Nogueira, assim iniciando também um processo com a polícia.
Isso porque o Ministro, caso cassado, será também investigado por ter supostamente tido parte em organizar e inflamar ”atentados contra a democracia brasileira” em todo o território nacional.
Leia mais: Concurso Prefeitura de SP: Confira todas as informações!
Para um país como o Brasil, onde as forças armadas tem um histórico preocupante em relação a golpes, a incitação ou até mesmo a neutralidade ante manifestações antidemocráticas preocupa.
“Essa hostilização leviana contra o trabalho desempenhado pelo Tribunal Superior Eleitoral configura crime de responsabilidade contra os direitos políticos. Infelizmente, não é de hoje que integrantes do comando das Forças Armadas Brasileiras colocam em dúvida o sistema eleitoral brasileiro, base da democracia do país”.
Bolsonaro já reconheceu a derrota, mas segue recluso.
Em pronunciamento público, Bolsonaro reconheceu a vitória do petista e clamou a seus seguidores que não bloqueiem estradas ou tomem parte em atividades criminosas, entretanto tudo pode mudar com o impeachment do ministro da defesa.
Leia mais: Você poderá perder seu benefício por causa de perícia médica; FIQUE ATENTO!
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS. Clique no link e saiba mais.
URGENTE: Veja o que mudará nas aposentadorias do INSS em 2023
Confira também;
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!