O impeachment do ministro Luís Roberto Barroso foi solicitado pelo Senado Federal. Portanto, os senadores Eduardo Girão (Podemos-CE), Luiz Carlos Heinze (PP-RS), Styvenson Valentim (Podemos-RN), Lasier Martins (Podemos-RS) e Plínio Valério (PSDB-AM) realizaram uma coletiva de imprensa, na última quarta-feira para anunciar que entraram com um pedido para retirar o mandato. Veja mais detalhes sobre o caso.
Entenda o pedido de impeachment do ministro Luís Roberto Barroso
Contudo, segundo os senadores da República, o pedido de impeachment do ministro Luís Roberto Barroso foi feito em respeito aos brasileiros e à Constituição Federal. Segundo eles, criou-se um texto robusto, embasado no trabalho feito com juristas.
Portanto, para Girão, são três os pontos principais incluídos no pedido. O primeiro é a atuação político-partidária em reunião com lideranças partidárias, caracterizando interferência direta em outro poder na ocasião da votação da PEC do voto auditável. Afinal, segundo o senador, coincidentemente, após a reunião, deputados que eram a favor do voto auditável foram substituídos por deputados que eram contra o voto auditável.
Leia mais: REVISÃO DA VIDA TODA PODE SER DECIDIDA HOJE! INSS vai ter que PAGAR FORTUNA para os aposentados se for aprovada! Veja
O segundo ponto é que o ministro não se declarou suspeito nos julgamentos envolvendo a legalização das drogas e do aborto no Brasil. Mas ele fez palestras no exterior advogando a favor de ambas as causas. E o terceiro ponto listado no pedido de impeachment do ministro Luís Roberto Barroso é sobre o jantar reservado, enquanto estava nos EUA, com o advogado de Lula, Cristiano Zanin.
Girão ainda enfatiza que o ministro Luís Roberto Barroso votou na anulação dos processos do Lula. Portanto, ele ajudou a anular as condenações, o que permitiu que o ex-presidente Lula se candidatasse nessas eleições.
Episódio nos Estados Unidos
No entanto, as críticas a Barroso aumentaram após um episódio da semana passada, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Afinal, o ministro do STF respondeu abruptamente um brasileiro que o questionou sobre o resultado das eleições. Enquanto Barroso caminhava por uma rua da cidade norte-americana, o cidadão o perguntou se ele vai “responder às Forças Armadas” e se “vai deixar o código-fonte ser exposto”. Barroso respondeu com um “Perdeu, mané. Não amola!”
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Lista de senadores que assinaram o impeachment
Veja abaixo os senadores que assinaram o impeachment do ministro Luís Roberto Barroso:
Leia mais: Pode comprar remédio para Covid sem receita? Veja as regras
- Lasier Martins (Podemos-RS);
- Eduardo Girão (Podemos-CE);
- Luis Carlos Heinze (PP-RS);
- Styvenson Valentim (Podemos-RN);
- Plínio Valério (PSDB-AM).
O pedido de impeachment segue para a presidência do Senado que vai avaliar o documento.
Confira também;
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!