A aposentadoria por invalidez é um benefício pago aos segurados do INSS que não tenham condições de permanecer trabalhando, de forma definitiva. Assim como os demais benefícios do INSS, essa aposentadoria passa por reajuste salarial a cada ano. Com a eleição de um novo representante, ficam as dúvidas acerca de como será o cálculo para aumentar o valor da aposentadoria por invalidez em 2023. Confira agora.
Antes de mais nada, é preciso esclarecer que a aposentadoria por invalidez e pensão por morte não foram mais pagas de forma integral após a Reforma da Previdência de 2019. Conforme a equipe de transição de Lula, a expectativa é rever essa Reforma.
Leia mais: Quem é MEI tem direito ao auxílio-doença do INSS?
Valor da aposentadoria por invalidez 2023 INSS
De acordo com integrantes do grupo temático da Previdência, a ideia é aumentar tanto o valor da aposentadoria por invalidez 2023 INSS quanto a pensão por morte. Atualmente, a pensão por morte corresponde a 50% do valor do benefício, mais 10% por dependente. Contudo, a proposta de equipe de Lula é que a taxa fixa seja de 70% ou 80%, enquanto os 10% por dependente seriam mantidos.
Quanto a aposentadoria por invalidez, o benefício voltaria a ser pago integralmente, pois após a Reforma, o valor é de 60% da média de contribuições, mais 2% por cada ano que ultrapassa 15 anos de contribuição. Portanto, quem se aposenta por invalidez não recebe salário integral no momento.
Leia mais: INSS paga bilhões em atrasados! Saiba como consultar!
Portanto, as mudanças na pensão por morte e aposentadoria por invalidez teriam impacto retroativo. Isto é, valeriam para todos que tiveram benefício concedido após a Reforma da previdência entrar em vigor. No entanto, os valores retroativos não seriam pagos.
Até então, não está definido se as mudanças serão enviadas por meio de projeto de lei ou de Proposta de Emenda Constitucional- PEC. Dessa forma, se forem enviadas, as alterações irão diminuir a economia prevista na Reforma da Previdência, pois alguns gastos voltariam a ser efetuados.
Metas para o governo
Foi apresentado um documento com metas relacionadas à Previdência para os 100 primeiros dias de governo Lula, com o intuito de reduzir as filas nas agências do INSS. Com isso, seria aberto um concurso para a contratação de mil novos servidores, além de haver a atualização dos sistemas do órgão.
Leia mais: Pagamento de um 14° salário é liberado! Ótima notícia.
Valor do salário mínimo 2023
O Presidente Lula propôs reajuste acima da inflação. Na PEC de transição, a proposta é reajustar 1,4% acima da inflação. Segundo o índice divulgado, a inflação está em 7,4%. Isso daria 8,8% de reajuste, elevando o salário mínimo para cerca de R$1320.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!