A revisão da vida toda INSS finalmente foi aprovada, permitindo assim que aposentados recebam valores mais altos mensalmente de sua aposentadoria!
Todavia é necessário calcular se haverá benefício em solicitar a revisão da vida toda, veja aqui quanto custa calcular o novo valor da aposentadoria!
O que é a revisão da vida toda?
A famosa Revisão da Vida Toda, benefício aprovado em 2022 para os aposentados e pensionistas, basicamente permite que sejam incluídos valores prévios à instauração do real no cálculo da aposentadoria.
Assim beneficiários que tiveram salários altos antes de 1994, ou fizeram poucas contribuições após 1994, podem beneficiar-se da revisão, recebendo assim valores mais altos.
Leia mais: 14° Salário é liberado por governador de um estado: Saiba quem recebe
Vale mencionar entretanto que, para ter acesso à revisão, é necessário que a aposentadoria tenha sido concedida entre 1999 e 2019, antes da reforma da previdência.
Apesar de já estar em julgamento há bastante tempo, a revisão da vida toda foi finalmente aprovada apenas recentemente. Isso pois, anteriormente, uma votação foi realizada em plenário virtual, a favor dos aposentados por 6 votos a 5.
Leia mais: INSS: Vitória dos aposentados é CONFIRMADA no STF.
Todavia acabou sendo empurrada para o plenário físico, tendo sido declarada somente há algumas semanas.
Vale lembrar então que nem todo aposentado beneficia-se da revisão, mas se você quer saber como calcular o valor para solicitar a mesma, continua lendo!
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Revisão da vida toda foi aprovada! Quem deve solicitar?
Primeiramente, advogados não oferecem uma regra geral quanto à revisão, alegando que deve-se analisar caso a caso. É necessário averiguar se o primeiro pagamento da aposentadoria foi realizado há menos de 10 anos, realizar os cálculos com os valores já pagos e analisar se é válido judicialmente.
Leia mais: Vagas de Emprego Banco Inter: Veja como se candidatar.
Assim é necessário para solicitar a revisão:
- Ter se aposentado na regra de transição da Lei 9.876/99
- Ter salários de contribuição anteriores a julho de 1994
- Não ter ultrapassado 10 anos desde o primeiro recebimento da aposentadoria.
Então, o aposentado que deseja fazer a revisão de aposentadoria, precisa receber o benefício há menos de 10 anos.
Além disso, o SB precisa ter sido calculado com a regra de transição que considerava apenas as 80% maiores contribuições, após julho de 1994.
Leia mais: PIS PASEP 2023: Veja regras para receber e valores
Outra observação importante que deve ser feita é que, mesmo que um aposentado possa fazer a revisão, nem sempre ela vai ser boa para o beneficiário.
Assim recomenda-se contratar um advogado, mas não há um valor fixo para a realização do cálculo. Caso você deseje realizar os cálculos por si próprio, calculadoras são disponibilizadas na internet gratuitamente.
Veja também: Lula pode não assumir a presidência!
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o mundo dos aposentados e pensionistas! Clique no link e saiba mais.
Revisão da vida toda INSS: Quem tem direito e quando vale pedir?
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!