A prova de vida ficou suspensa até o dia 31 de dezembro de 2022. Mas, agora em 2023 a prova de vida voltará a ser obrigatória. Desse modo, fique atento nas novas regras da prova de vida e evite perder o seu benefício.
Anteriormente a prova de vida do INSS deveria ser feita de forma presencial nos bancos ou nas próprias agências do instituto. A medida foi iniciada para evitar fraudes, já que muitas famílias continuavam recebendo o benefício do segurado que já estava falecido.
Desse modo, a prova de vida do INSS é feita para que o beneficiário comprove que está vivo e que por isso deve continuar recebendo o benefício mensal. Sendo assim, os aposentados que deixam de fazer a prova de vida podem ter o benefício suspenso ou até mesmo encerrado. Portanto, veja como será a prova de vida em 2023.
Como será feita a prova de vida em 2023?
Devido à pandemia da Covid-19 foi necessário suspender a obrigatoriedade da prova de vida do INSS para evitar aglomerações. Isto porque, a prova de vida era feita nas agências bancárias ou nas agências do INSS.
Leia Mais: Aposentados do INSS Têm Duas Razões para Comemorar: STF Anuncia Vitórias
Desse modo, acumulava filas e aglomeração de pessoas no mesmo espaço. No entanto, a partir deste mês a prova de vida volta a ser obrigatória. Mas, para comprovar a vida, os segurados do INSS não precisarão mais sair de casa.
Isto porque, o INSS vai adotar um novo meio para verificar se o segurado está vivo ou não. Sendo assim, o instituto por meio de dados obtidos por meio de informações de órgãos públicos, federais, municipais ou estaduais conseguirá comprovar a vida do beneficiário.
Dessa forma, o INSS poderá concluir que o segurado está com vida devido a movimentações relacionadas a emissão de CNH, passaporte, utilização do Sistema Único de Saúde (SUS), comprovante de votação, entre outros.
E se eu não conseguir fazer a prova de vida?
No caso de o INSS não conseguir a comprovação de vida do segurado por meio das informações obtidas irá notificar o segurado para que o mesmo faça a prova de vida.
Leia Mais: ACABA DE SAIR: 14° salário vai ser PAGO por LULA? Veja datas e valores do projeto OFICIAL
Desse modo, o segurado deverá comprovar que está vivo por meio do aplicativo do INSS, ao utilizar o reconhecimento facial, ou poderá se dirigir a um caixa eletrônico do banco pelo qual recebe o benefício ou até mesmo se dirigir a uma agência do INSS.
No entanto, a comprovação de vida deve ser feita de forma online, preferencialmente.
Posso perder meu benefício?
Caso o segurado do INSS seja notificado para comprovar a vida, não fizer o que o instituo pediu, poderá ter o benefício suspenso até regularizar a situação ou até mesmo ter o benefício encerrado.
Sendo que se o benefício for encerrado, o segurado deve iniciar todo o processo do início para começar a receber um novo benefício.
Portanto, não deixe de verificar as mensagens no portal do MEU INSS e fique ligado para não perder a prova de vida.
E então, gostou do conteúdo? A João Financeira traz em seguida as últimas notícias de hoje sobre os BENEFÍCIOS DOS IDOSOS. Clique no link em seguida e saiba mais:
Fez +60 anos de idade? Saiba então como receber 5 benefícios garantidos em lei para os idosos
Como fica a situação do 14º Salário com a posse de Lula ? Confira
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, assim nos siga em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha então todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.