O Conselho de Justiça Federal- CJF liberou os atrasados do INSS para os beneficiários que ganharam ações na justiça contra a Autarquia. Confira como fazer a consulta e como vai funcionar o pagamento:
O Instituto Nacional de Seguro Social- INSS, muitas vezes, enfrenta ações movidas pelos seus segurados ou beneficiários na Justiça. Essas ações podem ser referentes a pedidos de concessão de benefícios, revisões de valores, erros de cálculo, dentre outros.
Quando não há mais possibilidade de recursos por parte do INSS, o instituto precisa fazer a liberação dos pagamentos para os beneficiários que tiveram a vitória. Esses pagamentos são por meio de requisições de pequeno valor- RPVs ou precatórios.
Leia mais: Novidade: Aposentados podem receber salário em dobro; veja como vai funcionar
Pagamento de atrasados INSS
As requisições de pequeno valor- RPVs são referentes as ações que não ultrapassam 60 salários mínimos, enquanto os precatórios são as ações maiores que esse valor. O lote mais recente liberado pela justiça diz respeito a RPVs julgadas favoravelmente aos beneficiários do INSS no mês de novembro, cujo a ordem de pagamento já tenha sido emitida.
Além disso, o INSS não poderá mais recorrer da decisão. O depósito dos valores acontece de forma automática em contas na Caixa Econômica Federal ou no Banco do Brasil.
Leia mais: Surpreendente: Aposentados podem receber 3 parcelas de R$1500 do INSS; Entenda agora como funciona
Como consultar os atrasados do INSS
O pagamento dos atrasados INSS é de responsabilidade dos TRFs (Tribunais Regionais Federais). Então, para consultar os valores e quando vai receber, é preciso acessar o site do TRF correspondente a onde você abriu o processo. veja em seguida o link para realizar essa consulta:
Link para a consulta dos valores atrasados do INSS nos TRFs
TRF da 1ª Região: DF, MG, GO, TO, MT, BA, PI, MA, PA, AM, AC, RR, RO e AP ⇾ Clique para consultar aqui;
2ª Região: RJ e ES ⇾ Clique para consultar aqui;
3ª Região: SP e MS ⇾ Clique para consultar aqui;
4ª Região: RS, PR e SC ⇾ Clique para consultar aqui;
5ª Região: PE, CE, AL, SE, RN e PB ⇾ Clique para consultar aqui.
Leia mais: Novidade: Lula vai antecipar o 13º salário em 2023?
Veja também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!