O auxílio-gás começa a ser pago no mês de fevereiro de 2023. Algumas coisas permanecerão em relação ao ano de 2022. Confira as regras para receber auxílio-gás, assim como o seu valor e o calendário:
O pagamento do auxílio-gás ou vale-gás ocorre a cada dois meses para os seus beneficiários. Em 2022, o último pagamento foi em dezembro e contemplou o valor de 100% do preço médio do botijão de 13 quilos. Esse valor era por conta de uma Proposta de Emenda Constitucional-PEC, que tinha como duração de agosto a dezembro de 2022.
Contudo, a medida provisória 1.155/2023 assinada decidiu manter o valor do vale-gás em 100% do preço médio do botijão de 13 quilos. Ao todo, são mais de 5,9 milhões de beneficiários que devem cumprir as regras para receber auxílio-gás. Veja:
Regras para receber auxílio-gás
As famílias precisam atender a algumas regras para receber auxílio-gás estabelecidos pelo Governo Federal. Confira em seguida:
- Beneficiários precisam estar cadastrados no Cadastro Único do Governo Federal (Cadúnico), que é a porta de entrada para os benefícios assistenciais. Através dele, o Governo tem acesso às informações como renda, membros, situação social, dentre outros;
- Renda familiar mensal per capita igual ou inferior a meio salário mínimo;
- Famílias que tenham membros residentes na mesma casa, que sejam beneficiário de BPC/Loas- Benefício de Prestação Continuada.
Leia mais: Notícia quente: Veja as mudanças no app do Bolsa Família e saiba como usar
Valor do auxílio-gás
Como já falado, o valor do auxílio-gás vai corresponder a 100% do preço médio do botijão de gás de 13 quilos. No ano anterior, o valor recebido em dezembro foi de R$ 112. Periodicamente, a Agência Nacional do Petróleo define o preço do gás de cozinha, assim como dos combustíveis. Até então, não há um valor para pagamento em fevereiro, mas será em torno desse valor de dezembro.
Leia mais: Atenção: Conheça as regras para quem mora sozinho receber Bolsa Família
Calendário de pagamentos auxílio-gás fevereiro 2023
A ordem de pagamentos do vale-gás é pelo último Número de Identificação Social (NIS), aquele antes do traço e dígito verificador. Além disso, as datas são as mesmas do pagamento do Auxílio Brasil, que retornou a se chamar Bolsa Família. Confira o calendário de fevereiro, conforme o NIS, ordenado do 1 ao 0:
- 1: 13 de fevereiro;
- 2: 14 de fevereiro;
- 3: 15 de fevereiro;
- 4: 16 de fevereiro;
- 5: 17 de fevereiro;
- 6: 22 de fevereiro;
- 7: 23 de fevereiro;
- 8: 24 de fevereiro;
- 9: 27 de fevereiro;
- 0: 28 de fevereiro.
Leia mais: Bolsa Família vai pagar extra em Março!
Veja também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!