Toda pessoa brasileira que trabalha com carteira assinada, tem direito ao FGTS. O FGTS é como uma poupança que o empregador faz para o funcionário. Por isso, é que está sendo realizada a revisão do FGTS.
Justamente por ser uma espécie de poupança, é que o FGTS, enquanto fica parado, ele rende alguns juros. Mas você sabe qual é a taxa de juros do FGTS?
Para saber como a revisão do FGTS poderá beneficiar o trabalhador brasileiro, saiba tudo ao final deste artigo.
Rendimento do FGTS
Atualmente o FGTS é remunerado pela Taxa Referencial da poupança, cujo percentual é de 0,048% ano. Além disso, há o acréscimo de 3% ao ano, que é a taxa da Poupança.
O FGTS é recolhido mensalmente pelo empregador. Todos os meses os valores equivalentes a 8% do salário mínimo, são depositados na conta do trabalhador.
E o trabalhador só tem direito a resgatar esses valores em determinadas circunstâncias. Por isso a revisão do FGTS é tão importante.
Leia mais: Nubank faz alerta geral para clientes que têm dinheiro no banco; Veja aqui mais notícias
Enquanto esse dinheiro não pode ser resgatado, ele fica rendendo o percentual de 0,048% + 3%. Entretanto, esse percentual não está mais sendo tratado como justo. Veja como será a revisão do FGTS.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Revisão do FGTS
A revisão do FGTS é um processo mais do que necessário, pois os valores que o FGTS está rendendo, não são compatíveis com a realidade do Brasil.
São tão abaixo, que são considerados inconstitucionais. O STF está julgando esse processo e a expectativa é de que os valores passem a ser remunerado por outra taxa.
Leia mais: Oficial: Como fica o 13º salário do INSS no Governo Lula?; Saiba mais
A taxa sugerida para remunerar o FGTS é o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que é um calculado pelo IBGE e serve de base para saber a inflação de um período.
Revisão do FGTS: e agora?
Se o processo de revisão do FGTS for julgado e finalizado até abril desse ano, então alguns trabalhadores poderão ter direito a até R$ 80 mil.
Muitos trabalhadores já entraram com processos de revisão das taxas mesmo antes do processo passar pela aprovação do STF.
Leia mais: Alguns aposentados e pensionistas podem receber o 13º salário em novembro!
Se você tem saldo do FGTS, ou mesmo se você já tiver feito o saque dos valores, você tem direito a revisão do FGTS. Basta acionar um advogado e acessar os seus direitos de cidadão.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!