Muitos aposentados do INSS precisam de ajuda de uma outra pessoa para realizar suas atividades do dia a dia. Portanto, quando isso acontece, eles podem ter direito a um adicional de 25% no valor mensal do benefício.
No entanto, esse acréscimo só é permitido para quem se aposentou por incapacidade permanente. Afinal, não são todos os aposentados que necessitam de ajuda. Entenda como pedir esse adicional e aumentar o valor da sua aposentadoria. Boa leitura.
Quem pode solicitar a aposentadoria com adicional?
Os aposentados por invalidez que comprovarem que necessitam de ajuda de uma outra pessoa, terão direito ao adicional de 25%. Mas esse direito não se estende para outros tipos de aposentadoria.
Leia mais: ÓTIMA NOTÍCIA: Saque Dinheiro Esquecido até de Falecidos dessa Forma
Portanto, vão ter direito ao adicional, de acordo com a lei, os aposentados por invalidez. Outros tipos de aposentadoria como idade e tempo de contribuição não terão direito a esse adicional de 25%.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Como fazer para solicitar essa aposentadoria?
Para pedir o adicional de 25%, siga o passo a passo:
- Acesso o site ou aplicativo Meu INSS;
- Após o login, o requerimento pode ser por meio da aba “Agendamentos/Requerimentos”, clicando em “Novo Requerimento”;
- Pesquise pelo termo “acréscimo”;
- Selecione o serviço de “Solicitação de Acréscimo de 25%”.
Leia mais: Novidades do INSS na Folha de Pagamento: 4 Benefícios Exclusivos para Aposentados e Pensionistas!
Depois de solicitar o requerimento, você pode acompanhar o andamento do seu pedido diretamente pelo MEU INSS. Todavia, pode ser necessário a apresentação de documentos que comprovem a incapacidade e dependência de outra pessoa.
Se preciso, o segurado será notificado por e-mail e pelo portal do MEU INSS. Portanto, é importante acompanhar frequentemente o requerimento.
No entanto, aqueles que não estiverem em condições de fazer o requerimento sozinho, poderá ser representado por um procurador ou representante legal. A pessoa pode ser um familiar ou até mesmo algum cuidador.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!