É muito difícil conter gastos desnecessários e evitar dívidas e prejuízos, por isso então existe a educação financeira. Ela é fundamental tanto no aspecto pessoal quanto no corporativo, e é por isso mesmo que existem diversos tipos de finanças.
Mesmo que o conceito de finanças seja muito parecido para todos os casos, a diferença entre a pessoa ter que lidar com a renda e o corporativo lidar com despesas periódicas faz com que cada tipo de finança seja tratada de uma maneira estratégica diferente.
O que é finanças?
Finanças é uma palavra que se estabeleceu como uma definição do dinheiro que circula ao redor do mundo. Falando então do conceito histórico das finanças (o termo francês finance) foi relacionado aos bens e posses do Estado.
Mas com o passar do tempo a visão mudou e o dinheiro já não precisa vir necessariamente do Estado. Ele pode ser observado também a partir da movimentação monetária entre empresas e pessoas físicas.
Porém foi necessário ramificar por conta dessas questões individuais de cada situação. As ações tomadas no âmbito doméstico não são as mesmas, por exemplo, de um CEO de uma empresa mantendo a areá financeira atualizada.
E a partir dessa necessidade surgiram os tipos de finanças.
Qual os tipos mais importantes de finanças pessoais?
Como o tema finanças é muito amplo, então esses tipos de finanças trazem conceitos mais específicos para cada caso. Veja abaixo exemplos de tipos de finanças:
1.Finanças pessoais
Todo e qualquer tipo de posse, renda e compromissos financeiros pode ser definido como pessoais. E não só isso, mas a organização financeira para lidar com despesas e orçamentos também.
Então é muito importante cuidar dessa gestão pessoal de forma mais planejada. Com a falta da disciplina vem dívidas e aumento no seu nível de estresse financeiro.
2. Comportamentais
Finança comportamental são as direções e visões estratégicas de investidores e agentes econômicos de modo simplificado. Como por exemplo decisões que ajudam a impulsionar algum tipo de investimento.
3. Experimentais
Nesse segmento, avaliasse maneiras teóricas de entender as condições do mercado e todo a situação que pode influenciar diretamente ou indiretamente as finanças.
Esse setor tem um foco mais acadêmico e é um dos setores mais analisados nessa área.
4. Públicas
Esse tipo de finança é a que mais traz interesse à população em geral, já que é a gestão financeira do Estado.
Com esse trabalho que orçamentos são definidos, o dinheiro é distribuído e ações governamentais se tornam formas de desenvolvimento da nação
Esse tópico também inclui aplicações e ajustes e reajustes de impostos.
5.Empresariais
Levando em conta o dia a dia corporativo. As finanças empresariais são um espelho de todas as ações econômicas que uma organização faz.
Então visando melhorar os lucros, reduzir prejuízos(se possível acabar com eles), fazer planejamentos e organizar o orçamento.
Ou seja, qualquer obrigação financeira que apareça no cotiado do profissional da área.
Gostou do texto? Então
ENTÃO CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM DO BLOG!
EM SEGUIDA CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK DO BLOG!
Veja Também:
Como investir e aproveitar os dois digitos atuais da taxa SELIC: saiba aqui
Os 5 primeiros passos para começar a investir agora!
Acaba de sair notícia triste para os aposentados do INSS
Abono natalino para mais um grupo nessa terça! Veja quem recebe