A suspensão do INSS pode ser um pesadelo para qualquer aposentado e pensionista do INSS. Veja então o que fazer nessa situação!
O que é o INSS?
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é o órgão público brasileiro que tem como uma das funções realizar os pagamentos de aposentadorias e outros benefícios para os segurados. De modo geral, o INSS cuida da parte do Regime Geral de Previdência Social (RGPS), efetuando os pagamento e organizando e fiscalizando todo o processo, até que o dinheiro chegue ao segurados.
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Como acontece a suspensão do INSS?
Como explicado anteriormente, o INSS fica responsável por além de efetuar os pagamentos, também fiscalizar todos eles. Desse modo, de tempos em tempos ele realiza operações para buscar por irregularidades e fraudes na concessão e no pagamento dos benefícios ao segurados. Essas operações ocorrem periodicamente e são conhecidas como “pente fino”. Caso haja alguma irregularidade, o INSS do beneficiário pode ser suspenso.
Além disso, também existem algumas obrigações que os segurados devem cumprir para que sigam recebendo o benefício do INSS. Confira então a seguir algumas delas:
- Prova de vida: a prova de vida deve ocorrer todos os anos, obrigatoriamente. A prova de vida é o meio utilizado pelo INSS para garantir que o segurado ainda está vivo, ou seja, apto a receber o benefício. Caso a prova de vida não seja realizada, o INSS pode passar por suspensão.
- Atendimento médico: para segurados que recebem aposentadoria por invalidez ou auxílio doença, o atendimento médico pericial também deve acontecer sempre que solicitado. Caso o segurado falte ao atendimento, o INSS também pode passar por suspensão.
No entanto, vale lembrar que a suspensão do benefício não ocorre de forma automática, ou seja, caso seu benefício esteja com risco de ser suspenso, o segurado será notificado com antecedência, para que tenha tempo de regularizar a situação e encontrar a melhor forma de resolver o problema.
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O que fazer nesse caso?
Porém, caso seu INSS já tenha sido suspenso, o procedimento é diferente. Nesse caso, você terá que solicitar a reativação do seu benefício. Desse modo, você pode utilizar dois canais:
- Aplicativo Meu INSS
- Central de atendimento (135)
Em ambas as plataformas você conseguirá solicitar a reativação, no entanto para casos mais complexos o recomendado é que o segurado utiliza a central de atendimento pelo telefone. Vale lembrar que você deve estar em posse do seu CPF e confirmar alguns dados cadastrais para que seja atendido.
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