A votação para o Projeto da Revisão da Vida toda vai ter que recomeçar, por causa de um pedido do Ministro Nunes Marques confira a seguir.
Dessa forma, o pedido de destaque feito pelo Ministro é a solicitação para que o processo saia do plenário virtual e vá para julgamento no Plenário físico. Portanto, todos os votos que já tinham disso distribuídos serão refeitos.
Viu isso? 8 benefícios exclusivos para idosos, não perca mais dinheiro, confira!
Isto porque, o julgamento feito no Plenário virtual e que estava previsto para finalizar no dia 9 de março deste ano recomeçará do zero, ou seja, não será aproveitado nenhum voto anterior.
Neste sentido, a realização da sessão de julgamento presencial ainda terá sua data e prazo definido. Tal medida depende do Presidente do Supremo Tribunal de Justiça, o Ministro Luiz Fux.
O que é a Revisão da Vida Toda dos Aposentados?
Para calcular o valor da aposentadoria não é considerado o tempo de contribuição ao INSS. Ou seja, período anterior a 1994, quando foi criado o plano real.
Assim, a contribuição feita ao INSS pelo trabalhador, quando a moeda ainda era o cruzeiro, não foi contado no momento de definir o valor da aposentadoria dos segurados. Portanto, a Revisão da Vida Toda será um método que revisará todo o período que o segurado contribuiu.
Urgente: Acaba de sair 14° salário tem mudança na Câmara dos Deputados
Sendo assim, será considerada a contribuição com o INSS anterior a criação do plano real, ou seja, antes de 1994.
Logo, quem possui o direito à revisão são os segurados que começaram a receber benefício previdenciário ou aqueles que tenham recebido o benefício previdenciário a partir anterior a reforma da Previdência de 2019.
Quem pode receber a Revisão da Vida Toda?
Quem poderá solicitar a revisão são os seguintes beneficiários:
- Aposentados
- Pensionistas por morte
- Auxílio-acidente
No entanto, tais pessoas devem ter solicitado o benefício após 1999 e devem ter começado a receber antes da reforma da Previdência de 2019.
Viu isso? INSS perdeu na justiça e agora vai ter que pagar R$1,3 bilhões para aposentados e pensionistas
Como será a votação no plenário presencial ?
Na última sexta-feira, foi eleito o relator da Revisão da Vida Toda, o Ministro André Mendonça. Isto porque, o ex-Ministro Marco Aurélio, grande entusiasta da aprovação desta Revisão e o Relator da sessão, se aposentou, logo, houve a necessidade de nova nomeação.
Antes do pedido de destaque feito pelo Ministro Kassio Nunes Marques, a Revisão da Vida Toda estava com mais votos a favor. Ou seja, a aprovação estava prevista para acontecer no dia 9 de março. Porém, o Ministro Nunes Marques solicitou a mudança do julgamento do plenário virtual para o plenário físico.
Neste sentido, o processo reinicia do zero, beneficiando ao Governo, já que a votação estava em 6 a 5. O voto que determinava a vitória da Revisão era do Ministro Marco Aurélio que não poderá votar novamente, pois está aposentado.
Por outro lado, mesmo que essa notícia não seja animadora aos segurados do INSS, é preciso continuar cobrando os responsáveis pela decisão. Porque, mesmo que mínima, existe a possibilidade de que ocorra aprovação.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Assim, agora que você sabe sobre a Revisão da vida toda receba todas nossas informações todos os dias de forma gratuita! Então nos siga em nossas redes sociais:
ENTÃO CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM DO BLOG!
EM SEGUIDA CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK DO BLOG!
Dica extra: tenha todas as informações sobre o INSS e de forma rápida sem precisar ler as notícias e mais: clique aqui, se inscreva e então se preferir, assista!
Veja Também:
INSS: Saiba como emitir seu extrato de benefício de forma rápida e fácil
Empréstimos consignados do INSS quais são as regras e taxas de juros?
INSS: Aumento no salário dos aposentados