A Caixa Econômica Federal (CEF) liberou valores para que para os trabalhadores brasileiros. Este valor é referente ao saque extraordinário do Fundo De Garantia do Tempo de Serviços (FGTS). Desse modo, no mês de aniversário do beneficiário o saque será disponibilizado.
Os valores liberados foram depositados entre os meses de abril e junho deste ano. Sendo que o maior pagamento pode ser no valor de R$ 1.000,00. Portanto, segundo a Caixa Econômica Federal 42 milhões de brasileiros devem se beneficiar com o saque extraordinário do FGTS.
Confira mais detalhes sobre o pagamento do FGTS.
Quem tem direito ao saque do FGTS ?
Para ter direito ao Fundo de Garantia de Tempo de Serviços é preciso que o beneficiário tenha emprego regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Leia Mais: Regras aposentadorias INSS: quais as novas regras anunciadas
Desse modo, existe também outro grupo de trabalhadores que possuem FGTS. Ou seja, os trabalhadores rurais, intermitentes, temporários, avulsos, empregados domésticos, safreiros e até mesmo atletas profissionais.
O que é o FGTS ?
O FGTS é um beneficio recebido por trabalhadores quando ocorre um evento especifico como a demissão por jutas causa.
Leia Mais: INSS: 13° Salário pagamento vai sair em parcela única
Os empregadores são obrigados a recolher 8% do salário mensal pago ao trabalhador e assim depositar em uma conta vinculada ao fundo na Caixa Econômica Federal. O valor do FGTS não é descontado da conta do trabalhador.
A CLT regulamenta o direito do trabalhador em receber o FGTS e define a forma de seu recolhimento e quando poderá ser feito o saque do valor pelo trabalhador.
O FGTS é um direito dos trabalhadores e garante uma poupança “forçada” aos seus beneficiários. Já que o saque do FGTS só pode ser feito imediatamente quando ocorre demissão sem justa causa ou apenas 2 anos após o empregado ter pedido demissão.
Portanto, o empregador é obrigado a recolher a porcentagem do valor do FGTS até todo o 7º dia útil e caso atrase o pagamento deverá recolher encargos de juros e correção monetária.
O que é o lucro do FGTS ?

Assim, além do pagamento do FGTS Extraordinário também foi divulgado que o lucro do FGTS será pago no mês de agosto.
Leia Mais: Qual taxa de juros do cartão de crédito consignado?
Para receber o valor do lucro do FGTS, o beneficiário deve possuir saldo em sua conta vinculada ao FGTS até o dia 31 de dezembro de 2021. Ou seja, aqueles que sacaram todos o valor do fundo antes do dia 31 de dezembro de 2021 e deixou a conta zerada, não deve receber sua parte dos lucros.
Este lucro é gerado então devido a correção monetária que é sofrida pelo Fundo. Desse modo, ocorre o rendimento dos valores depositados. Portanto, o Governo compartilha com os trabalhadores parte do saldo do lucro do FGTS.
Como saber o valor do FGTS depositado em minha conta
O aplicativo FGTS é uma plataforma criada pela Caixa Econômica Federal para informar os valores depositados no fundo e também é o local para fazer o requerimento do saque do dinheiro.
Contudo, além do aplicativo, o teleatendimento do Banco também estará disponível para informações. Os telefones disponiveis são 3004-1104, se você mora em capital ou região metropolitanas ou 0800-726-0104 para as demais regiões.
Leia também:
- Saiu agora: Data liberação novo cartão benefício do INSS
- Empréstimo Auxílio Brasil é liberado! Bancos começam a realizar pré-cadastro
- Pagamento do Vale-gás pode ajudar você: Saiba como solicitar
- Como limpar seu nome sem pagar dívida?
- Você tem mais de 60 anos? Receba 5 benefícios garantidos em lei já liberados
- INSS liberou surpresa vai cair na sua conta nesse mês! Finalmente
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.